Prefeito e secretária são investigados por pagar por despesa fictícia, na PB

Vereadores de São José dos Ramos denunciaram o prefeito Matheus Amorim e a secretária de Saúde Maria Aparecida Rodrigues de Amorim ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) por uma suposta despesa fictícia executada. A portaria de instauração de inquérito para investigar o caso foi publicada nesta segunda-feira (8).

De acordo com o documento, assinado pelo promotor de Justiça de Itabaiana João Benjamim Delgado Neto, a suposta despesa fictícia teria sido na compra de peças para um veículo comprado, posteriormente, pela Prefeitura de Salgado de São Félix. Os vereadores que assinam a denúncia são Elivan Viana da Silva, Heracles Bezerra de Lima e Elizângela Maria de Paiva Leopoldino.

A secretária de Saúde denunciada, Maria Aparecida Rodrigues de Amorim, mais conhecida como Dra Cida, é avó do prefeito e já foi prefeita de São José dos Ramos. Em 2020, ela foi condenada por Improbidade Administrativa consistente no não recolhimento de contribuições previdenciárias. As penalidades aplicadas foram: suspensão dos direitos políticos por três anos e multa civil de 10 vezes o valor da última remuneração percebida enquanto ocupante do cargo de prefeita. O processo nº 0800509-41.2017.8.15.0281 foi julgado durante o Mutirão da Meta 4, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Judiciário estadual.

Em 2014, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2012 de Maria Aparecida Rodrigues de Amorim, a quem impôs o débito de R$ 909.263,64 por despesas não documentalmente comprovadas com combustível, contribuições previdenciárias, locação de trator, imóvel e veículos.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab