Prefeito de Patos, Sales Júnior anuncia renúncia após quatro meses no cargo

O prefeito interino de Patos, Sales Júnior, comunicou, na tarde desta terça-feira (20), a renúncia ao mandato. Ele assumiu a titularidade do cargo após a renúncia do prefeito Bonifácio Rocha (PPS), vice que assumiu o lugar de Dinaldinho Wanderley (PSDB), em abril deste ano.

Curiosamente, duas horas atrás, por volta das 13h30, o ainda prefeito publicou uma das ações da Prefeitura de Patos em seu perfil no Instagram.

Dinaldinho é alvo de uma investigação que apura a suposta existência de um esquema de pagamento de propina e fraudes na administração pública do município sertanejo.

Saiba mais

Sales Júnior protocolou na Câmara Municipal da cidade a comunicação da renúncia da presidência do legislativo, o que, na prática, o afasta da linha sucessória da prefeitura. Com a renúncia de Sales Junior, a cidade de Patos terá o quarto prefeito em pouco mais de dois anos e sete meses da atual legislatura.

Ao justificar a renúncia, Sales Júnior alegou problemas financeiros do município que fugiram do seu controle, além da pressão política. “Sinto-me com o sentimento de impotência, não pelo clima de instabilidade política e jurídica, mas devido à ausência de dotações orçamentárias já em algumas secretarias, a exemplo da Secretaria de Serviços Públicos, Infraestrutura, e comprometendo o pagamento de servidores conforme informou nossa contabilidade através de alerta, e por isso não podendo mais seguir adiante sem autorização legislativa como determina o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB)”, pontuou na carta.

Três prefeitos

Sales Junior assumiu a titularidade do mandato após renúncia do então prefeito Bonifácio Rocha, em abril deste ano. Vice-prefeito de Patos, Bonifácio Rocha assumiu o comando da cidade após o afastamento do prefeito Dinaldinho Wanderley  da prefeitura, em desdobramento à Operação Luz.

Bonifácio encontrou um ‘rombo” financeiro na Prefeitura e baixou um pacote de medidas de cortes de gastos, a exemplo da demissão de comissionados e prestadores, além de reduzir despesas com energia, água, telefone e combustível. Apesar das medidas, não conseguiu equilibrar as finanças do município. A decisão de Bonifácio, no entanto, foi motivada por pressão de adversários e também de familiares.

Confira abaixo, na íntegra, a carta entregue por Sales

Prefeito de Patos, Sales Júnior anuncia renúncia após quatro meses no cargo

Prefeito de Patos, Sales Júnior anuncia renúncia após quatro meses no cargo

Prefeito de Patos, Sales Júnior anuncia renúncia após quatro meses no cargo