O prefeito do município de Lucena, Léo Bandeira, assinou neste sábado (1º) um decreto que prevê o leilão, abate ou sacrifício de animais de médio e grande porte que forem abandonados na cidade. A medida abrange suínos, caprinos, ovinos, bovinos e equinos.
De acordo com o decreto, os animais que forem encontrados nas vias públicas do municípios e não forem resgatados por seus donos num prazo de 10 dias, serão leiloados. Caso não apareça comprados, eles passarão por análise veterinária e poderão ir para abate.
O decreto prevê, ainda, que a carne dos animais abatidos será distribuída gratuitamente em escolas municipais e entidades filantrópicas conveniadas do município.
Já os animais que não estejam aptos para o consumo humano serão sacrificados.
De acordo com o prefeito, entre as justificativas para a medida estão o crescente número de animais soltos ou abandonados nas vias públicas e logradouros públicos do município, bem como os inúmeros transtornos causados, incluindo aí acidentes graves com vítimas.
A Prefeitura afirmou que assinou Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público Estadual para fazer cumprir os procedimentos de apreensões de animais de grande e médio porte nas vias públicas.