Prefeita de Conde visita abrigo que recebeu 45 venezuelanos e reforça assistência a imigrantes

A prefeita Márcia Lucena visitou nesta terça-feira (10), a Casa do Migrante, no bairro Village Jacumã, que desde o dia 03 de julho acolhe cerca de 45 imigrantes venezuelanos. As Secretarias de Trabalho e Assistência Social, Saúde e Educação, tem trabalhado em conjunto com a Coordenação da Casa, prestando apoio institucional e dano o suporte necessário para que o grupo tenha o máximo de autonomia enquanto estiverem no município.

“Estamos diante de um momento que devemos dar as mãos e ajudar o outro, mesmo com todas as dificuldades que estamos passando. Este trabalho que a Casa do Migrante está fazendo é importantíssimo e nós como gestão municipal, estamos apoiando institucionalmente com os serviços de saúde, assistência e educação, oferecendo o conforto necessário no período em que os venezuelanos permaneçam em nosso município”, destacou a Prefeita Márcia Lucena.

Publicidade
ALPB

O Coordenador da Pastoral do Migrante, Arivaldo Sezyshta disse que “o grupo acolhido aqui na Casa do Migrante, vai aos poucos sendo integrado a rotina local, ao mesmo tempo que vão ter aulas de português, entre outras atividades, para que possam reconstruir suas vidas e buscar oportunidades no mercado de trabalho”, ressaltou.

O grupo recebeu atendimento das equipes da Secretaria de Saúde, que foram até o local e atualizaram o cartão de vacinas, como também fizeram o cadastro do grupo nos serviços de saúde do município. Na última sexta-feira, dia 06 de julho, as equipes do Núcleo ampliado de Saúde da Família (NASF) em conjunto com a UBS Jacumã, fizeram a triagem dos venezuelanos com verificação de pressão arterial, atualização de vacinas e cadastro no território de Jacumã.

Nesta terça-feira, as equipes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, estiveram na casa para a realização das matrículas das crianças e adolescentes que estão em idade escolar para frequentar os Creis (Creches) e Escolas da Rede Municipal de Ensino. Foram realizadas as matrículas a entrega do material didático. “Estamos matriculando duas crianças para o Crei e mais sete, entre crianças e adolescentes na rede municipal de ensino. Não podemos deixar de dar o suporte educacional para estas crianças e adolescentes, e a melhor forma de oferecer esse apoio é acolhendo-os em nossas Unidades de Ensino”, declarou a Secretária de Educação, Aparecida Uchôa.

A Casa dos Migrantes fica localizada na Rua dos Tabajaras, s/n, no bairro Village Jacumã.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]