Prefeita de Conde celebra premiação de alunos em evento internacional

A prefeita de Conde, Márcia Lucena (PSB) parabenizou, em sua rede social, nesta sexta-feira (25), os professores e alunos da Escola Municipal Deputado José Mariz, em Jacumã, que representaram o Conde e a Paraíba, na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul e garantiram o terceiro lugar na categoria de Engenharia com o projeto de ciência ecológica, intitulado “Utilização de isopor como componente de blocos para a construção civil”.

Em vídeo, Márcia agradeceu em especial a professora de Ciências, Alda Cláudia, o professor orientador, Jeimes Campos e aos alunos André Ricardo Oliveira de Araújo Júnior e Luciano Soares de Melo que apresentaram um trabalho de maior aplicabilidade e capacidade de disseminar novas tecnologias com baixo custo.

“Estou muito feliz e muito agradecida aos professores e professoras da rede de Conde, especialmente a professora Alda Cláudia e ao professor Jeimes que coordenam esse trabalho em todas as escolas”, agradeceu.

A gestora também expressou seu agradecimento aos alunos André Ricardo Oliveira de Araújo Júnior e Luciano Soares de Melo, que garantiram a terceira colocação na categoria Engenharia, disputada entre 25 países e mais de 276 projetos que participaram do evento. O tijolo produzido pelos estudantes foi testado no laboratório de engenharia da Unipê, onde passou nos testes de qualidade e suportou até 4 toneladas.

“Quero parabenizar os alunos André Ricardo e o Luciano por essa premiação tão importante para o nosso município. Nós somos vencedores. Saímos de uma rede muito sofrida, isolada e esquecida, para alunos campeões, participando de olimpíadas de português e várias atividades nacionais e internacionais como essa, na Mostra de Ciência em Engenharia. Nossos estudantes com seu projeto ganharam o terceiro lugar no meio de quase 300 projetos e 25 países, então isso é motivo de muito orgulho para nós e dizemos repetidas vezes, parabéns, vocês são campeões”, destacou.

Márcia informou que o projeto produzido pelos alunos foi selecionado para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEPACIT), que acontecerá em novembro de 2020, no Pará e estendeu seus agradecimentos a todos que fazem parte da Secretaria de Educação do município. Ela também lembrou a importância dos projetos para recuperação da rede de ensino e da autoestima dos estudantes.

“O projeto foi escolhido para representar o Brasil na Mostra em 2020. Meus parabéns para vocês e meus parabéns estendido à toda a Secretaria de Educação, todos os professores e professoras que estão em seus lugares, fazendo um magnífico trabalho de recuperação dessa rede e da autoestima dos estudantes, sendo capazes de saírem nas ruas e serem campeões”, pontuou a prefeita.

Sobre a Mostratec

A Mostratec, entre outros objetivos, propõe estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores, conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico, estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica, promover a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

Também estão entre os objetivos da mostra possibilitar aos expositores e professores a integração com colegas de outras instituições de ensino, de modo a ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas e proporcionar o intercâmbio e a participação de alunos e professores em feiras afiliadas (nacionais e internacionais).