Preço da passagem de ônibus pode sofrer reajuste de até 15%, admite Semob

O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Carlos Batinga, estimou, nesta terça-feira (5), que o preço da passagem de ônibus deverá sofrer reajuste de 10% a 15% na capital paraibana. O dirigente da Semob, no entanto, preferiu não estipular uma data para que o aumento possa entrar em vigor.

Batinga revelou que a próxima reunião do Conselho Tarifário de João Pessoa ocorrerá no dia 16 de fevereiro. Para ele, o reajuste deverá entrar em pauta e, certamente, aprovado, seguindo a tendência de outras capitais brasileiras.

Carlos Batinga enfatizou que dois dos principais componentes que influem diretamente na cesta de custos das empresas de ônibus subiram 20% e 10%, combustíveis e aumento salarial, respectivamente.

“Não temos como fugir desses percentuais”, alertou o superintendente da Semob em entrevista ao blog Turismo em Foco. “Os custos das empresas aumentaram e isso deverá repercutir no aumento dos preços do serviço de transporte”, reconheceu Batinga.

O último reajuste da tarifa de transporte coletivo em João Pessoa ocorreu em julho do ano passado. Caso os percentuais previstos sejam implantados, o valor da passagem de ônibus na capital paraibana deverá subir dos atuais R$ 2,75 para até R$ 3,025.

Após a decisão do Conselho Tarifário, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) ainda irá analisar com a sua equipe o percentual a ser implantado.