Um total de 11 trechos do litoral paraibano estão identificados como impróprios para banho neste fim de semana, informou a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Já 45 praias foram classificadas como próprias para o banho no relatório emitido esta semana pelo laboratório da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA).

Em João Pessoa, os banhistas devem evitar sete trechos na praia de Manaíra, seis desses estão localizados na Avenida João Maurício: em frente às ruas Elizeu Candido Viana; Bananeiras, Manoel Morais, Av. São Gonçalo e na altura do nº 1461. Evitar, também, o trecho próximo da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro.

Ainda na Capital, a praia de Cabo Branco não está apropriada para o banho nos seguintes trechos: no final das ruas Av. Monsenhor Odilon Coutinho e Av. Buarque; próximo à desembocadura da galeria pluvial ao final da rua Gregório Pessoa de Oliveira; no final da rua Áurea próximo à desembocadura da galeria pluvial e na rotatória do final da Av. Cabo Branco.

Já na praia do Seixas, também em João Pessoa, os trechos próximos à desembocadura da galeria pluvial localizada nas proximidades do farol do Cabo Branco e à desembocadura da galeria pluvial na rua dos Pescadores foram considerados impróprios, enquanto na praia da Penha, não está apropriado para o banho o trecho próximo à desembocadura do rio do Cabelo. E na praia de Jacarapé, perto da desembocadura do rio Jacarapé; e na praia do Arraial, próximo à desembocadura do rio Cuiá.

No município de Pitimbu, na praia de mesmo nome, deve-se evitar o banho nas proximidades do final da rua da Paz e na praia de Maceió, o trecho que fica à esquerda da desembocadura do Riacho Velho foi considerado impróprio.

No município de Cabedelo, na praia de Ponta de Mato, a Sudema recomenda evitar o trecho nas proximidades da capelinha, no fim da rua Nossa Senhora dos Navegantes; já na praia de Areia Dourada, não deve se tomar banho no trecho próximo à Rodovia Governador Antônio Mariz nº 432, e na praia do Poço, próximo à desembocadura de galeria pluvial.

A Sudema também recomenda que os banhistas evitem o banho 100 metros à direita e 100 metros à esquerdas das galerias pluviais. As demais praias litorâneas estão classificadas como excelente, muito boa e satisfatória, e este relatório é válido até o dia 25 de Janeiro. Recomenda-se aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

Comente