O Espaço Cultural em João Pessoa foi palco de um tributo a Belchior na noite chuvosa deste domingo (9). Apesar do frio e da chuva, a Praça do Povo ficou lotada e o tributo ao gênio da MPB acabou virando um ato contra o presidente Michel Temer. Em dado momento, um coro com centenas de vozes gritava “Fora Temer”.
Para um revolucionário como Belchior, não poderia haver homenagem maior.
A trajetória de Belchior foi recontada pelas vozes de 10 artistas da cena cultural paraibana. O concerto-tributo em homenagem ao compositor cearense que aconteceu neste domingo (9) teve participações de diversos artistas paraibanos sob comando do Quinteto de Cordas Uirapuru mais quatro músicos base e dez intérpretes convidados, mais performances das atrizes Suzy Lopes, Nyka Barros e de alunos da turma de teatro da Funesc, realizadora do evento.
As apresentações foram no palco da Praça do Povo. A homenagem teve como título “Amar e mudar as coisas me interessa mais” – eternamente Belchior. Para esse concerto-tributo, o Quinteto de Cordas Uirapuru conta com a seguinte formação Rucker Bezerra (violino1), Rodrigo Eloy (violino 2), Renata Simões (viola), Leo Semensatto (cello), Hercílio Antunes (baixo acústico e elétrico). Mais quatro músicos base acompanham o Quinteto: Uaná Barreto (teclado), Leo Torres (guitarra), Dennis Bulhões e Pedro Freire (percussão). Os Arranjos são de Emanuel Barros.
Cada intérprete convidado cantou uma música composta por Belchior e o casting reúne artistas da linha de frente da música paraibana de diferentes gerações e tendências musicais diversas.
Sandra Belê abriu o show. Na sequência, Falcão (Seu Pereira) cantou um dos sucessos do cantor e compositor. O casting contou, ainda, com nomes como os de Cida Alves, Toninho Borbo, Chico Limeira, Adeildo Vieira, Milton Dornelas, Titá Moura, Nathalia Belar e, por fim, Maria Juliana, que encerrou o repertório com um pequeno pot-pourri.