Portugal prorroga suspensão de voos do Brasil e do Reino Unido até abril

Portugal anunciou nesta segunda-feira (29) a prorrogação da suspensão de voos do Brasil e do Reino Unido até pelo menos 15 de abril, como forma de tentar conter a propagação das variantes brasileira e britânica do coronavírus em território português. Inicialmente, a restrição se encerraria na próxima quarta-feira (31).

De acordo com um comunicado do Ministério do Interior, somente voos humanitários e de repatriação serão permitidos. Os passageiros desses voos precisam apresentar teste negativo feito até 72 horas antes da partida e devem cumprir quarentena de 14 dias em Portugal.

O isolamento também será exigido para viajantes que saírem de países onde a taxa de infecção é igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes.

As novas cepas do coronavírus foram responsáveis por um aumento de casos em Portugal no início do ano. O país endureceu as restrições com um lockdown imposto em janeiro e conseguiu reduzir o número de infecções.

Agora, as medidas de contenção estão sendo suspensas gradualmente, mas as autoridades portuguesas têm dito que não hesitarão em recuar se a situação epidemiológica se agravar de alguma forma.

Até esta segunda, Portugal registrou mais de 820 mil casos e 16 mil mortes por coronavírus, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.