Por negligência da PMJP, Governo do Estado pode assumir controle da Saúde da Capital

Por conta de um ato falho por parte da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), a Saúde do Município pode ser assumido pelo Governo do Estado. Isso porque a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) ainda não aprovou a minuta de lei que regulamenta a eleição do Conselho de Saúde da Capital. As informações são do blog do jornalista Marcos Weric.

Leia artigo na íntegra:

1461586ft6136195584o3o3_fotoA Prefeitura de João Pessoa pode parar de receber recursos do Sistema Único de Saúde para manutenção dos serviços de Saúde no Município e com isso, o Governo do Estado pode assumir a gestão dos equipamentos de Saúde na Capital.

A informação acima é da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Lacerda, que adiou a eleição da diretoria do Conselho, já que a Câmara Municipal de João Pessoa não aprovou a minuta de lei que regulamenta a eleição, não gerando as condições legais para realização do pleito.

Sem Conselho Municipal de Saúde, o SUS pode suspende o envio dos recursos para o município.

As eleições para o Conselho Municipal de Saúde aconteceriam no próximo dia 29, mas teve que ser adiado por que a lei não foi aprovada pela Câmara. A nova data foi marcada para o dia 5 de maio e se não acontecer nesta data, o Conselho ficará sem diretória, por tanto, sem eficácia.

Informações de bastidores dão conta de que o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, tenta interferir na eleição do Conselho e como não conseguiu determinou que os vereadores da bancada situacionista não colocassem o projeto em votação.

Esperamos, claro, que o bom senso prevaleça e que os vereadores realizem seu trabalho sem interferência interna e aprove a lei e garanta a eleição do Conselho e consequentemente não ameace os recursos da Saúde.