População paraibana pode acompanhar distribuição de vacinas contra Covid-19

Plataforma permite visualizar a situação específica de cada município, bem como a meta de vacinação atingida, divisão por grupo prioritário e o público-alvo

Caixa com doses da Coronavac, vacina distribuída pelo Instituto Butantan contra o coronavírus Foto: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza uma ferramenta para que a população saiba quantas doses dos imunizantes contra a Covid-19 foram entregues em cada município. O Painel de Vacinação dispõe de informação sobre a primeira e a segunda dose, bem como a discriminação por fabricante. O link está no portal do Governo do Estado desde a chegada da primeira remessa de vacinas à Paraíba, em janeiro deste ano.

A informação sobre a distribuição e aplicação de vacinas na Paraíba está ao alcance dos cidadãos por meio do endereço eletrônico. No ambiente eletrônico é possível visualizar o quantitativo total de vacinas recebidas, quantas pessoas formam o grupo prioritário, a cobertura vacinal da primeira e da segunda dose, além da reserva técnica armazenada na SES.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, as doses de imunizantes contra o novo coronavírus são distribuídas de acordo com o quantitativo populacional do grupo prioritário que cada município possui. “Nós realizamos a conferência de todos os lotes e a distribuição das vacinas para os 223 municípios paraibanos de acordo com o PNI. É importante salientar que a secretaria tem mantido transparência das ações e que a população pode conferir dentro dos canais oficiais do Governo do Estado”, enfatiza.

Além das informações gerais, é possível visualizar a situação específica de cada município, bem como a meta de vacinação atingida, divisão por grupo prioritário e a população alvo de cada uma delas por todo o estado. O Painel de Vacinação é atualizado diariamente com as informações repassadas pelas secretarias municipais de saúde.