Policiais militares da reserva vão reforçar segurança de cartórios eleitorais da PB

Levantamento apontou os cartórios das zonas eleitorais de 15 municípios como unidades que possuem maior vulnerabilidade de segurança

Cartórios Eleitorais de 15 municípios paraibanos vão passar a contar com a segurança de guardas militares da reserva da Polícia Militar paraibana. A garantia foi dada pelo governador João Azevêdo ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, durante audiência no início da tarde desta terça (07).

A garantia do Governo do Estado representa o primeiro passo para a implantação do programa Zona Segura, voltado à proteção das unidades da Justiça Eleitoral em todo o Estado. A iniciativa vem sendo estruturada a partir do convênio firmado entre o TRE-PB e a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) para a realização de um levantamento das vulnerabilidades de segurança nas 68 zonas eleitorais do Estado.

O levantamento da Polícia Militar apontou os cartórios das zonas eleitorais de 15 municípios como unidades que possuem maior vulnerabilidade de segurança. São eles: Bananeiras, Cabedelo, Cajazeiras, Esperança, Guarabira, Monteiro, Patos, Piancó, Santa Luzia, Santa Rita, São João do Rio do Peixe, Sapé, Serra Branca, Sousa e Sumé.

“Expliquei ao governador que a PM fez esse relatório e que agora estamos na fase de estruturar o ambiente de segurança. E um dos itens importantes é o da Guarda da Reserva, quando policiais reformados podem nos ajudar a garantir a integridade física e patrimonial das instalações”, relatou o presidente do TRE-PB, completando que já existe um edital com cerca de 150 a 200 reformados que vão ser disponibilizados para esse tipo de trabalho de segurança no Estado.

Segundo Oswaldo Trigueiro, ao final da reunião, o governador garantiu que o pedido do TRE-PB será atendido. “Foi um encontro muito amistoso e ele garantiu que o pedido será protocolado.”

A atuação da Guarda da Reserva Militar estará vinculada ao horário de expediente do TRE-PB, das 7h às 14h. O objetivo é assegurar a integridade física e patrimonial das instalações, o pleno funcionamento das atividades dos cartórios eleitorais, bem como a proteção do patrimônio público, da equipe de servidores, dos magistrados e da população em geral.