Policiais federais da Paraíba realizam manifestação contra Jair Bolsonaro

Categoria pede a valorização das forças de segurança federais e o envio, por parte do governo, da medida provisória que trata da reestruturação das carreiras

As principais entidades representativas da Polícia Federal da Paraíba realizam, nesta quinta-feira (28), um ato em frente à sede do órgão, em João Pessoa. A mobilização nacional pela valorização das forças de segurança pública tem o objetivo de reivindicar a assinatura de medida provisória da reestruturação das carreiras policiais da União, conforme havia prometido publicamente o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

A mobilização é uma resposta às notícias sobre recuo do Governo Federal quanto ao compromisso de reestruturação das carreiras policiais federais, cujo orçamento de R$ 1,7 bilhões foi aprovado em lei e, ao invés disso, promover um reajuste linear de 5% a todos os servidores públicos federais.

“A reivindicação é para que o presidente honre com a palavra dele cumpra o que foi acordado para fazer a reestruturação das carreiras da segurança pública federal”, explicou a delegada Luciana Paiva, da Associação dos delegados da Polícia Federal na Paraíba.

Após uma reunião com o ministro da Justiça, Anderson Torres, na última semana, diversas entidades anunciaram a realização urgente dos atos, já ratificados em assembleias promovidas por cada carreira de servidores da Polícia Federal.

A mobilização ocorre em unidades da PF instaladas por todo país, em horários definidos internamente em cada uma das unidades, e devem contar com faixas e manifestações de ordem pedindo a valorização das forças de segurança federais e o envio, por parte do governo, da medida provisória que trata da reestruturação das carreiras.

Os atos têm o apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol).