A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Nicolino, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual e pornografia infantojuvenil na cidade de Areia, Paraíba. A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara Única da Comarca de Areia, que também determinou a quebra do sigilo telemático do investigado.
Caso as investigações comprovem a autoria e a materialidade dos crimes, o suspeito poderá responder por aquisição e armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil, crime que prevê pena de até quatro anos de reclusão. A depender da análise do material apreendido, novas imputações poderão ser feitas.
A operação foi batizada de “Nicolino”, em referência a São Nicolau de Mira, tradicionalmente considerado o protetor das crianças, e ligado à figura de Papai Noel. A iniciativa integra uma série de ações da Polícia Federal destinadas a reforçar a repressão aos crimes de abuso sexual infantil e promover a prevenção dessas práticas criminosas.
A Polícia Federal também destacou a importância da participação ativa de pais e responsáveis na segurança das crianças, tanto no ambiente virtual quanto físico, reforçando que a prevenção é uma ferramenta essencial para combater o abuso sexual e proteger crianças e adolescentes.