A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Grão de Areia, contra a extração ilegal de areia na Paraíba. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Carpina e Tracunhaém, municípios de Pernambuco.
De acordo com as investigações, empresários têm atuado na extração de areia sem autorização da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
A prática envolve sonegação de impostos estaduais e concorrência desleal, através da venda de carradas de areia extraída de forma ilegal por preços abaixo do comércio lícito.
Além dos donos dos areeiros, ficheiros e operadores de máquinas, os caçambeiros também podem ser indiciados por usurpação de matéria-prima da União e crime ambiental.
As condutas praticadas configuram os crimes previstos nos artigos 55 da Lei 9.605/98 e 2º da Lei 8.176/91, somados os crimes podem chegar a até 6 anos de detenção, no decorrer das buscas outros delitos podem surgir como falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.