Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão para apurar desvio de recursos públicos em Pilões

Ação deflagrada na manhã desta quinta-feira acontece no município de Pilões e em Campina Grande

A Polícia Civil, através da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), deflagrou na manhã desta quinta-feira (3) a Operação Moenda, que cumpre quatro mandados de busca e apreensão em Campina Grande e Pilões. A ação foi autorizada pela Comarca Judicial de Guarabira.

A operação, que tem apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da 2ª Superintendência Regional da Polícia Civil, mais especificamente a Delegacia de Homicídios, busca novas provas sobre desvio de recursos públicos, fraudes em licitação para contratação de empresa para serviços de transporte à Prefeitura de Pilões.

Além do cumprimento das ordens judiciais, a Polícia Civil solicita a Prefeitura de Pilões documentos e deve intimar supostos envolvidos para prestar depoimentos.

As investigações acontecem desde 2020 e são chefiadas pelo titular da Deccor, o delegado Állan Murilo Terruel. Foram constatados indícios de que os serviços de transporte eram executados por terceiros, sem ligação com a Prefeitura de Pilões ou com a empresa contratada.

Os veículos que foram usados por terceiros durante execução do serviço de transporte não têm registro regular no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) como prestadores de serviço de transporte, como é exigido pela legislação.

Além disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) identificou, durante inspeções, irregularidades entre 2018 a 2019.

Confira imagens e vídeos: