Polícia acha lençol e carro queimado no 14ª dia de buscas por Lázaro

As equipes da força-tarefa saíram às pressas, na tarde desta terça-feira (22), em buscas por Lázaro Barbosa, suspeito de matar uma família em Ceilândia, no DF. Durante a procura, os policiais encontraram um lençol e ouviram dois supostos rojões. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) informou que uma perícia vai verificar se o pano foi usado pelo fugitivo.

A movimentação começou por volta das 16h50, quando viaturas saíram da base, em Cocalzinho de Goiás, em direção a Águas Lindas de Goiás, pela BR-070. Os dois locais possuem uma distância de cerca de 10 km de distância um do outro. Nesse momento, o secretário Rodney Miranda também deixou a base de operações para atuar nos trabalhos.

Às 17h14, a SSP-GO informou que não tinha informações se Lázaro havia sido preso.

Um policial que atuou nos trabalhos informou ao G1 que encontrou um tecido em uma mata. Apesar disso, ele não soube dizer se o pano continha sangue ou alguma outra pista. Segundo a SSP-GO, o lençol que foi encontrado será periciado e, só após o resultado, poderá ser confirmado se foi utilizado pelo fugitivo ou não.

Por volta de 18h30, a equipe do G1 ouviu dois barulhos altos no local, semelhantes a rojões. Na hora, a polícia não confirmou se o som era de tiros, no entanto, após isso, diversos policiais saíram em diligências. Apesar dos estrondos, a SSP alegou que não houve nenhum registro dessa natureza no perímetro que a força-tarefa está trabalhando.

14º dia de buscas

O trabalho de buscas nas matas de Cocalzinho de Goiás entraram no 14º dia seguido nesta terça-feira. Os agentes passaram a contar com rádios comunicadores que têm um alcance de até 30km, além de helicópteros, cães e drones com visão noturna e térmica.

Um vídeo divulgado pela Polícia Militar mostra o momento em que o cão Sauke, um pastor alemão do Comando de Policiamento de Cães (CP Cães), é carregado nas costas por um militar após se ferir durante as buscas por Lázaro Barbosa.

Na segunda-feira (21), uma moradora denunciou que viu um homem, parecido com o fugitivo, passar por uma propriedade rural. Segundo ela, ele estava mancando. Policiais e bombeiros com cães farejadores acompanharam a mulher para fazer uma verificação na área.

Carro queimado

Policiais encontraram um carro queimado na manhã desta terça-feira às margens de uma estrada de chão que dá acesso à Gruta dos Ecos, região onde acontece buscas por Lázaro.

O carro, um Corsa Classic, ficou totalmente destruído pelas chamas. Até as 14h50, ainda havia pequenos focos de fumaça no local.

A Polícia Técnico Científica fez uma perícia no veículo e no local, por cerca de uma hora, na tarde desta terça, a fim de descobrir se ele foi usado pelo fugitivo.

Policiais periciam carro que foi encontrado queimado em área de buscas por Lázaro Barbosa

Carro queimado é encontrado em área de buscas por Lázaro Barbosa em Goiás — Foto: Fábio Lima/O Popular

Carro queimado é encontrado em área de buscas por Lázaro Barbosa em Goiás — Foto: Fábio Lima/O Popular

Cronologia da fuga

  • 9 de junho : Lázaro invadiu uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), onde matou a tiros e a facadas um casal e dois filhos. Roubou a chácara após o assassinato da família. Ele teria rendido o caseiro, o dono da propriedade e a filha dele;
  • 11 de junho de 2021: Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás logo em seguida.
  • 12 de junho de 2021: Ele atirou em quatro pessoas, invadiu fazendas e colocou fogo em uma casa ao fugir da polícia. Os feridos foram levados a hospitais da região, sendo que dois estavam em estado grave até sábado (19).
  • 13 de junho (domingo): Furtou um carro e o abandonou na BR-070 após avistar uma barreira policial, dando sequência à fuga para uma mata.
  • 14 de junho : Caseiro de Cocalzinho de Goiás disse à polícia que atirou em Lázaro Barbosa após ele falar que ia entrar na casa (veja o vídeo abaixo). Chacareiro relatou que ele fugiu depois de ser atingido. Lázaro foi filmado no curral de uma fazenda entre os distritos de Edelândia e Girassol. A polícia acredita que ele passou a noite no local. O caseiro diz que o homem pediu comida e em seguida fugiu para a mata;
  • 15 de junho: Dois policiais militares de Goiás foram baleados durante buscas do suspeito. Delegado diz que Lázaro fez casal e adolescente reféns em Edelândia. Uma parente da família relatou os momentos de pânico;
  • 16 de junho: Lázaro Barbosa foi visto por um morador em uma área rural.
  • 17 de junho: a polícia retomou as buscas em matas da região e mudou a base de operação pela segunda vez. Houve nova troca de tiros e secretário de segurança pública acredita que ele esteja ferido;
  • 18 de junho: durante buscas o secretário de segurança pública disse que acredita ter visto Lázaro. Segundo PRF, ele foi visto em um chiqueiro durante a tarde, mas fugiu novamente para vegetação;
  • 19 de junho (sábado): a houve uma grande movimentação de policiais na região de Águas Lindas, depois que um morador afirmou ter visto Lázaro em uma gruta da região. No mesmo dia, a cadela que atuou nas buscas pelas vítimas da tragédia de Brumadinho chegou a Cocalzinho de Goiás;
  • Lázaro Barbosa — Foto: Reprodução

    Lázaro Barbosa — Foto: Reprodução

    Veja percurso feito por Lázaro Barbosa de Sousa após matar família no DF — Foto: Arte/G1