PMJP se une ao Iphaep para requalificação do Centro Histórico

O Centro Histórico de João Pessoa vai passar por um processo de requalificação. O anúncio foi feito em uma reunião, nesta sexta-feira (26), entre representantes da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Secretaria de Planejamento (Seplan) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). No encontro, foi firmada uma parceria para promover as intervenções na área histórica da cidade.

“O projeto está sendo pensado de uma maneira integrada dentro do governo e a Funjope tem trabalhado de comum acordo com a Seplan, Secretaria de Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano, de maneira que seja possível, a partir da Funjope, planejar uma série de políticas de cultura para esse território”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Essas políticas, segundo ele, envolvem eventos e ações culturais, e também têm um foco em processos educativos com os moradores e comerciantes locais, de maneira que seja possível, dentro do processo de ocupação do Centro Histórico, levar vida para a região. “Não vamos fazer uma política que seja só de eventos pontuais. Os eventos culturais são importantes, mas o que vai dar vida ao Centro Histórico é a nossa capacidade de dialogar com esses atores sociais que já estão instalados, os comerciantes e os coletivos de cultura, que vão compor um roteiro turístico-cultural para o nosso Centro Histórico”, acrescentou.

No processo de mudança, serão integrados os equipamentos culturais da Funjope – Casa da Pólvora, Casarão 34, Pavilhão do Chá, Hotel Globo e o Conventinho, assim que ficar pronto. Tudo isso, conforme Marcus Alves, dentro de uma lógica de ocupação urbana que possa trazer diversos tipos de uso pelos movimentos culturais. “Vamos trabalhar na perspectiva de inclusão social dos moradores do Porto do Capim de maneira que a gente possa ter uma vida pulsando ali”, observou.

A Seplan participa com projetos, levantamentos e planejamento urbano da área. “A gente sabe como nosso Centro Histórico está sofrido e o tratamento que ele precisa ter, diferenciado, de agora em diante. Vamos fazer de forma harmônica reunindo Funjope, Seplan, Iphaep e Iphan, dando as mãos para que a gente possa, de uma vez por todas, fazer com que essa requalificação venha para ficar”, afirmou o secretário de Planejamento, José William Montenegro.

Conforme o secretário, trata-se de uma política orientada pelo prefeito Cícero Lucena. “E agora, com o governo do estado junto, que a gente possa fazer, em definitivo, essa requalificação e dar vida perene de uma vez por todas àquela região bela onde nossa cidade começou”.

Entre os locais que vão passar por intervenções estão a área do Hotel Globo, Porto do Capim, Rua da República – que foi a entrada de João Pessoa durante muito tempo. Também estão dentro do projeto a região da Visconde de Pelotas e Duque de Caxias, o entorno do Palácio do Governo, Beaurepaire Rohan, o entorno do Paço Municipal.

A diretora executiva do Iphaep, Tânia Nóbrega, afirmou que o Instituto vai contribuir com todas as orientações necessárias de como proceder para as restaurações dos imóveis de interesse do projeto. “Fico muito feliz com essa parceria. O  Iphaep preza pelos bens históricos e culturais da Paraíba e é muito bom poder contribuir com a revitalização do Centro Histórico da Capital, neste projeto de nossa prefeitura”, declarou.