PMJP realiza campanha contra a importunação sexual durante festejos juninos no Centro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), está realizando a campanha ‘Não é Não contra a Importunação Sexual’ durante os festejos juninos realizados no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital, até a próxima segunda-feira (24). Neste período, todos os dias, as equipes da SEPPM, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, estão a postos para conscientizar o público sobre a importância de respeitar as mulheres e a comunidade LGBTQIA+.

“Este ano estendemos a campanha para a comunidade LGBTQIA+ por entendermos a importância de levar conscientização sobre o respeito e a proteção às mulheres e também a essa comunidade. Essa é uma campanha que dura o ano inteiro, mas que durante eventos como o São João é intensificada e nós estaremos com nossa equipe na festa até o encerramento”, informou a secretária das Mulheres de João Pessoa, Nena Martins.

Nena Martins destacou os resultados positivos que já são percebidos com a campanha. “Nos primeiros anos nós percebíamos uma certa rejeição, mas com esse trabalho de conscientização, o comportamento está mudando. As pessoas escutam a equipe, conversam, tanto mulheres quanto homens. Por isso, é cada vez mais importante essa orientação e essa campanha”, ressaltou.

Esta é a segunda etapa da campanha que foi aberta no dia 6 de junho. A primeira foi realizada dentro da programação dos Festivais de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e da Paraíba, promovidos pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Federação das Quadrilhas Juninas da Paraíba (FequajunePB).

A campanha ‘Não é Não contra Importunação Sexual’ permanecerá sendo intensificada durante todo o calendário junino promovido pela Funjope, realizando a terceira etapa nas festividades de São Pedro, que acontece de 28 a 30, com a instalação de polos de forró nos bairros.

Para conferir a programação completa do São João Multicultural 2024, clique neste link. https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/sao-joao-2024/.

Ronda Maria da Penha – A secretária Nena Martins lembrou que a campanha contra a importunação sexual conta com a parceria da Guarda Civil Metropolitana, por meio da Ronda Maria da Penha. O serviço pode ser acionado espontaneamente por mulheres vítimas de violência através do número 153, para que, após a triagem, a interessada possa ingressar no programa.