PMJP lamenta aglomerações e diz que segue vacinação de grupos prioritários

Nota foi divulgada após a Justiça Federal da Paraíba determinar que idosos a partir de 60 anos devem ser incluídos na lista de prioridade da imunização contra Covid-19

A Prefeitura de João Pessoa emitiu nota, nesta terça-feira (16) para esclarecer que, no momento, está seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde em relação às prioridades na vacinação contra a Covid-19. O posicionamento acontece após a Justiça Federal da Paraíba (JFPB) determinar que idosos a partir de 60 anos devem ser incluídos no grupo de prioridade. A decisão gerou aglomerações nos pontos de imunização na manhã de hoje.

Em nota, a prefeitura lamentou as aglomerações causadas nos pontos de vacinação e ressaltou que a decisão não levou em consideração as medidas de prevenção à Covid-19 e a falta de vacinas para atender os idosos acima de 60 anos.

“Mais que isso, a decisão da Justiça Federal prejudica o funcionamento das Unidades de Saúde, limitando a capacidade de atendimento das equipes, que sem a vacina podem sofrer com mais ausências e óbitos entre seus profissionais”, destaca trecho.

De acordo com a nota, a Procuradoria Geral do Município está buscando “atuar junto ao Poder Judiciário para restabelecer os critérios de imunização que vêm sendo seguidos em todo País.”

A prefeitura ainda afirmou que a divulgação de que todas as pessoas com mais de 60 anos estariam incluídas como prioritárias, neste momento, “trata-se de uma interpretação equivocada da decisão da JFPB”.

“Pedimos à população que compreenda todo esforço que vem sendo feito pela Prefeitura de João Pessoa neste momento de pandemia e reiteramos que tão logo sejam disponibilizadas mais doses, será divulgado um calendário contemplando novos grupos prioritários”, pontua.

Leia na íntegra:

Nota

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em face de decisão recente da Justiça Federal da Paraíba (JFPB) tratando da suposta vacinação de pessoas acima de 60 anos, esclarece que vem seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determinam os grupos prioritários para a vacinação contra a COVID-19, com base no número de vacinas enviadas, entre eles os trabalhadores da Saúde e idosos acima de 90 anos.

Outrossim, a Secretaria Municipal de Saúde lamenta profundamente que tais medidas, que estão provocando tumulto e aglomeração nos pontos de vacinação, não levem em conta critérios científicos mundialmente respeitados e a lamentável inexistência de vacinas disponíveis para atender tais pessoas neste momento. Mais que isso, a decisão da Justiça Federal prejudica o funcionamento das Unidades de Saúde, limitando a capacidade de atendimento das equipes, que sem a vacina podem sofrer com mais ausências e óbitos entre seus profissionais.

A Procuradoria Geral do Município informa, por sua vez, que busca neste momento atuar junto ao Poder Judiciário para restabelecer os critérios de imunização que vêm sendo seguidos em todo País.

Reiteramos ainda que a divulgação de que todas as pessoas com mais de 60 anos estariam incluídas entre os grupos prioritários neste momento trata-se de uma interpretação equivocada da decisão da JFPB.

Pedimos à população que compreenda todo esforço que vem sendo feito pela Prefeitura de João Pessoa neste momento de pandemia e reiteramos que tão logo sejam disponibilizadas mais doses, será divulgado um calendário contemplando novos grupos prioritários.