PMJP desenvolve projeto para centro de treinamento de artes marciais

Ideia é que aulas de karatê, taekwondo, judô, jiu-jitsu, muay thai e boxe sejam oferecidas no Ivan Tomaz, equipamento público que já funciona no Valentina

As artes marciais podem se tornar uma das atividades oferecidas gratuitamente para jovens carentes de João Pessoa. A Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), está elaborando um projeto para criar um Centro de Treinamento com esse fim. A ideia é que escolinhas de karatê, taekwondo, judô, jiu-jitsu, muay thai e boxe sejam oferecidas no Ivan Tomaz, equipamento público que já funciona no bairro do Valentina Figueiredo e que é administrado pela gestão municipal.

Segundo o secretário Kaio Márcio, já foi iniciada uma conversa com o Ministério do Esporte para que João Pessoa possa ter um equipamento de alta qualidade voltado para as lutas marciais, servindo de instrumento de trabalho e de oportunidade para jovens atletas, que terão no esporte uma forma de interação social.

“São modalidades importantes e que possuem muitos adeptos. Na cidade ainda não temos um local voltado para essas áreas. Queremos, primeiramente, ter os profissionais, promover cursos e também a troca de experiência com professores de outros estados e até de outros países. Depois, é colocar tudo em prática para os atletas”, afirmou o secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa.

Com a experiência de ter participado de quatro Olimpíadas na carreira como nadador, Kaio Márcio revela o objetivo de promover, com esse projeto do Centro de Treinamento de Artes Marciais, a descoberta de outros atletas na Capital paraibana e ofereça a oportunidade deles participarem de competições de alto nível. “Uma modalidade que pode levar o atleta para Jogos Olímpicos, conhecer o mundo e mudar de vida, contribuindo, ainda, para o bem-estar e a saúde. Tenho certeza que o projeto vai ser muito bem aceito pela população”, ressaltou o secretário.

Projeto inédito – A Sejer já começou a desenvolver um projeto inédito de jiu-jitsu paralímpico. As aulas gratuitas acontecem três vezes por semana, no CT Ivan Tomaz, mas os treinamentos foram suspensos recentemente por causa da pandemia.