Piloto paraibano João Guimarães retorna a Interlagos em busca de mais uma vitória na Fórmula 1600

Foto: Divulgação/Assessoria

Uma das grandes promessas do automobilismo brasileiro, o piloto João Guimarães está de volta ao Autódromo de Interlagos neste fim de semana para a disputa da segunda etapa da Fórmula 1600, na categoria Light. A expectativa é alta, já que o paraibano venceu a segunda corrida da primeira etapa da temporada, realizada em janeiro.

Atualmente, o piloto da Equipe Rosset está na terceira colocação no campeonato. João quer repetir o feito da corrida anterior, e subir no degrau mais alto do pódio novamente. “Passamos da primeira etapa, agora meu alvo são os melhores tempos e os pódios. Quero voltar a vencer, é claro, e vou buscar isso sempre, mas nosso foco está mais além, na disputa do campeonato”, comentou o piloto do carro 113.

A Fórmula 1600 é considerada a categoria mais competitiva do Brasil. Em 2024, no ano de estreia na categoria, Guimarães encerrou a temporada na quarta posição geral, com uma vitória conquistada na última prova, e consolidando-se como um dos principais nomes da nova geração.

Os carros entram na pista para o treino classificatório que definirá o gru de largada para a corrida 1, a partir das 11h25 deste sábado (8). A prova 1 acontece no mesmo dia. Já no domingo (9), a prova será realizada às 9h25, ambas com transmissão ao vivo pelo canal oficial da F1600 no YouTube, além da Race TV e Parc Fermé – TV italiana.

Calendário – Campeonato Paulista 2025
2ª Etapa – 08 e 09/02 – Autódromo de Interlagos/SP
3ª Etapa – 08 e 09/03 – Autódromo de Interlagos/SP
4ª Etapa – 19 e 20/04 – Autódromo de Interlagos/SP
5ª Etapa – 21 e 22/06 – Autódromo de Interlagos/SP
6ª Etapa – 26 e 27/07 – Autódromo de Interlagos/SP
7ª Etapa – agosto – à confirmar
8ª Etapa – setembro – à confirmar
9ª Etapa – 15 e 16/11 – Velocitta – Mogi-Guaçu/SP
10ª Etapa – 20 e 21/12 – Autódromo de Interlagos/SP

Trajetória no automobilismo
A paixão de João Guimarães pelo esporte começou no kart, em 2022, e rapidamente mostrou talento nas pistas. Logo na primeira temporada, garantiu o 3º lugar nos Campeonatos Paraibanos e Pernambucano, além do vice-campeonato no torneio de Inverno.

No ano seguinte, o piloto conquistou o título estadual na Copa Verão. O desempenho chamou atenção, e fez sua estreia em competições nacionais ao disputar a Fórmula Vee, categoria de acesso para monoposto, onde conquistou um terceiro lugar no pódio em São Paulo.

Com os bons resultados, Guimarães recebeu um convite para integrar a Pilotech, a maior academia de pilotos do Brasil, onde vem aprimorando sua técnica e preparação física e segue encarando desafios ainda maiores no automobilismo.