Piloto de helicóptero do acidente de Kobe Bryant ficou desorientado no voo

O piloto de helicóptero do acidente que matou Kobe Bryant estava “legalmente proibido” de voar em nuvens, mas ele fez isso assim mesmo naquela ocasião, afirmou, nesta terça-feira (9), o presidente da Comissão Nacional de Segurança em Transportes (NTSB, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

No acidente, em janeiro de 2020, morreram Bryant, sua filha e outras sete pessoas.

Ara Zobayan, o piloto, disse aos controladores de tráfego aéreo que o helicóptero estava saindo de nuvens pesadas quando, na verdade, estava em descida –até que bateu em uma montanha perto da cidade de Calabasas, na Califórnia.

Piloto do helicóptero que levava Kobe Bryant, Ara Zobayan, que também morreu no acidente — Foto: Group 3 Aviation via AP

Piloto do helicóptero que levava Kobe Bryant, Ara Zobayan, que também morreu no acidente — Foto: Group 3 Aviation via AP

As ações do piloto são o foco das investigação do acidente.

O presidente da NTSB, Robert Sumwalt, afirmou que o piloto deveria obedecer ordens que o proibiam legalmente de entrar nas nuvens, mas que ele seguiu em frente.

O conselho vai discutir se o piloto sofria pressão para completar o voo, quais eram as expectativas sobre ele por parte da empresa de frete aéreo, e se ele que decidiu fazer a manobra e quais ações ele poderia ter tomado para evitar entrar na nuvem.

Zobayan, o piloto, também morreu no acidente.

O conselho afirmou que os pilotos podem ficar confusos sobre a reação de uma nave e acelerar quando não conseguem enxergar o céu ou o panorama ao redor deles.

Por isso, vai ser discutido o fenômeno da desorientação espacial, a sensação que faz com que pilotos percam a referência visual, e quais os formas de treinar para evitar isso.

No exame do helicóptero, não foi encontrada evidência de um problema mecânico catastrófico.

Bryant, que foi eleito um dos melhores jogadores de basquete da NBA 18 vezes, viajava com sua filha Gianna, de 13 anos, e amigos para um torneio de basquete de estudantes.

Do G1.