PF deflagra operação contra fraudes em benefícios da agricultura familiar, na PB

Investigações indicam que indivíduos foram indevidamente favorecidos com empréstimos do Pronaf usando documentos falsos e usando o dinheiro de forma irregular

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Nesta sexta-feira (22), a Polícia Federal lançou a Operação Semoventes, visando combater fraudes em benefícios voltados para a agricultura familiar. Segundo a PF, dois mandados de busca e apreensão foram realizados, autorizados pela 12ª Vara da Justiça Federal em Guarabira.

As ações cautelares buscam reunir provas para uma investigação que começou em 2023, sobre fraudes na aquisição de fundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operados pelo Banco do Nordeste.

Investigações indicam que indivíduos foram indevidamente favorecidos com empréstimos do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF), usando documentos falsificados e desviando o propósito dos fundos. Os delitos estão tipificados no Art. 20 da Lei 7.492/1986, que prevê penas de até seis anos de prisão e multa.

O nome “Operação Semoventes” deriva do fato de que os empréstimos foram concedidos para a compra de gado suíno e bovino.