Pesquisadores paraibanos desenvolvem plataforma para prever surto da Covid-19

Estimativa dos pesquisadores é de que, em breve, a equipe disponibilize um gráfico para casos acumulados em Campina Grande e para os bairros da cidade

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) criaram uma ferramenta, que funciona com base em algorítmos e inteligência artificial, para tentar prever surtos de Covid-19. A finalidade da inciativa é notificar gestores com antecedência para que medidas de controle sejam adotadas.

A plataforma apresenta, em formato de gráfico, a quantidade de casos acumulados, curva de tendência para os próximos sete dias e intervalos de confiança. Os dados podem ser acessados no site da instituição. A cada dois dias é divulgada uma nova previsão.

A estimativa dos pesquisadores é de que, em breve, a equipe disponibilize um gráfico para casos acumulados em Campina Grande e para os bairros da cidade. Financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o estudo faz parte do projeto de Detecção Georreferenciada de Surtos de Covid-19.

Os dados são obtidos através de um repositório de dados públicos formado por voluntários, que diariamente compilam boletins epidemiológicos das Secretarias Estaduais de Saúde e disponibilizam as informações com a série histórica de casos e óbitos confirmados por município.

Comente