Pesquisadores identificam vírus que provoca doença semelhante à Dengue

    0

    Pesquisadores identificam vírus que provoca doença semelhante à DengueUm novo vírus que vem causando sintomas semelhantes aos da Dengue e assustando a população foi identificado pelos pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA). O Zika Vírus foi descoberto em amostras de sangue de pacientes, por meio de uma técnica chamada RT-PCR. Nos últimos dias, vários pacientes têm buscado atendimento médico na Paraíba.

    De acordo com o professor Gúbio Soares, o vírus causa um quadro muito parecido com o da Dengue, em que o paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. “Porém, este novo vírus é mais fraco e os sintomas mais brandos”, observou.

    “Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, completou o pesquisador, que acrescentando que, além destes sintomas, o paciente pode apresentar sinais de conjuntivite.

    O professor Gúbio explicou ainda que o novo vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina.

    Esta é uma descoberta inédita e serve também para tranquilizar a população. “Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital”, destacou Gúbio. A descoberta contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

    As informações são do site da Universidade Federal da Bahia.

     

    Comente

    Antares

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here