Um novo vírus que vem causando sintomas semelhantes aos da Dengue e assustando a população foi identificado pelos pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA). O Zika Vírus foi descoberto em amostras de sangue de pacientes, por meio de uma técnica chamada RT-PCR. Nos últimos dias, vários pacientes têm buscado atendimento médico na Paraíba.
De acordo com o professor Gúbio Soares, o vírus causa um quadro muito parecido com o da Dengue, em que o paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. “Porém, este novo vírus é mais fraco e os sintomas mais brandos”, observou.
“Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, completou o pesquisador, que acrescentando que, além destes sintomas, o paciente pode apresentar sinais de conjuntivite.
O professor Gúbio explicou ainda que o novo vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina.
Esta é uma descoberta inédita e serve também para tranquilizar a população. “Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital”, destacou Gúbio. A descoberta contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
As informações são do site da Universidade Federal da Bahia.