Pesquisa: 92% dos pacientes aprovam atendimento no Hospital de Trauma

Uma pesquisa interna realizada no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, revelou que 92% dos usuários internados na instituição estão satisfeitos com o atendimento da unidade de saúde. Os números foram contabilizados entre os meses de janeiro e dezembro de 2018, a partir de um questionário que é aplicado mensalmente, e tem como objetivos corrigir falhas e intensificar a excelência e a humanização no atendimento, uma preocupação constante da direção.

Segundo o gerente médico, Fagner Dantas, no último trimestre, o setor recebeu 30 demandas relacionadas ao atendimento médico no Hospital de Trauma, sendo que 27 foram elogios e apenas três reclamações. “A equipe multiprofissional do Hospital de Trauma está de parabéns pela excelente assistência prestada aos pacientes”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Targino, o questionário é um instrumento de gestão que valoriza a opinião dos usuários, fazendo estes se sentirem pertencentes e responsáveis pela construção da excelência hospitalar. “Quando abrimos este diálogo com os assistidos, percebemos que todos se sentem responsáveis na melhoria dos serviços da instituição. Observamos que, quando o usuário faz críticas, automaticamente eles dão sugestões para a melhoria dos serviços, ou seja, são críticas construtivas e isso é positivo. Os questionários são ótimos instrumentos de avaliação, por meio deles podemos observar falhas e planejar ações mais eficazes”, afirmou.

A dona de casa Marizete Vieira aproveitou o espaço para agradecer ao hospital pelo acolhimento. “Dei entrada na unidade após ser atropelada e estive por dias em estado muito grave. Nasci de novo! Obrigada a todos os anjos que Deus colocou em meu caminho. Médicos, equipe de enfermagem, nutrição, fisioterapia, recepção e o pessoal da limpeza cuidaram tão bem de mim, sempre com um sorriso animador. O Hospital de Trauma está de parabéns pelo excelente trabalho prestado à população paraibana, mais uma vez, obrigada por salvarem a minha vida”, frisou.

Cláudia explicou ainda que estes resultados são obtidos de forma espontânea. Os entrevistados preenchem um formulário com 22 itens e depositam nas urnas disponibilizadas em todo o hospital, como também através da aplicação deste mesmo instrumento de pesquisa pelos funcionários que abordam diretamente os entrevistados. “Os dados obtidos são condensados e transformados mensalmente em relatório, disponibilizado à direção do hospital e às coordenações dos setores avaliados”, destacou.

Ouvidoria do Hospital de Trauma

O serviço de Ouvidoria do Hospital de Emergência e Trauma pode ser acionado pessoalmente ou pelo telefone de número 3216-5783, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na própria instituição. Já pela internet, os usuários podem enviar suas sugestões, reclamações e elogios pelo e-mail ouvidoriahtrauma@gmail.com.