Permanecem abertas as inscrições para o Conselho Estadual de Juventude

A Secretaria Executiva de Juventude, através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), informa que continuam abertas as inscrições para o Conselho Estadual de Juventude da Paraíba (Cejup), até a próxima sexta-feira (27). Os registros das candidaturas serão realizadas pelo site (http://bit.ly/2mGySaU) e, após preenchimento, os interessados devem enviar a documentação solicitada para o e-mail cejup2018@gmail.com.

Regido por parâmetros legais que solidifica a participação social, o registro de candidatura será efetivado após preenchimento do formulário de inscrição, além da comprovação, por parte de cada entidade, de realização de atividades ligadas a juventude, comprovada a garantia de direitos, promoção, organização e mobilização social. Vale dizer que só poderão votar e ser votadas as entidades que comprovem pelo menos dois anos de atividade junto ao segmento.

Composto por 26 membros entre sociedade civil e poder público, o Cejup é vinculado a Sejel e tem função de acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução da política estadual de juventude. Os conselheiros irão representar a sociedade organizada na gestão 2018-2020 que atuem diretamente no – movimento estudantil, movimento de mulheres, segmento artístico-cultural, desportistas, comunidades quilombolas, povos indígenas, segmento de pessoas com deficiência entre outras.

As reuniões vão funcionar através sessões ordinárias e, esporadicamente, com reuniões extraordinária. Vale lembrar que a plenária eleitoral vai ocorrer no dia 13 de agosto e, ao final da processo, os conselheiros tomarão posse.

Outras informações pelo telefone 3218-8744, das 8h às 16h30min. O edital pode ser acesso pelo link (http://static.paraiba.pb.gov.br/2018/07/Diario-Oficial-14-07-20182.pdf)

Sobre o Conselho – Compete ao conselho cumprir os objetivos, apreciar as propostas de implementação do Plano Estadual de Juventude; aprovar os planos setoriais, cuja finalidade é promover a gestão democrática; propor medidas de estímulo, fomento, amparo, valorização, difusão, descentralização, democratização e gestão compartilhada de políticas estruturantes.

Cronograma

Período de registro de candidaturas 16/07 a 27/07/2018
Data provável de divulgação das candidaturas deferidas 31/07/2018
Plenárias eleitorais 13/08/2018
Prazo para recursos 14/08 a 16/08/2018
Divulgação do resultado final 17/08/2018