Peça musical Humanos Máquinas estreia nesta sexta-feira em João Pessoa

A performance intitulada Humanos Máquinas estreia nesta sexta-feira (5), a partir das 19h, na Galeria Lavandeira do Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA), instalado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A peça faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação de Música do compositor Vitor Çó, com direções musical e cênica do professor Valério Fiel da Costa e Nika Barros, respectivamente, e realizada por iniciativa do grupo Artesanato Furioso, coletivo da própria UFPB. A entrada é gratuita.

Humanos Máquinas é uma das peças musicais originadas do ciclo de quatro peças do ‘Mundos Invisíveis’, do compositor Vitor Çó, que é vinculada ao seu projeto de TCC e cujo mote é trabalhar com o conceito de máquina dentro do universo artístico. Se, em ‘Mundos Invisíveis’, cada peça corresponde a um elemento da natureza (água, fogo, terra e ar), a performance ‘Humanos Máquinas’ se refere ao elemento ar e terá as participações de atores, atrizes, dançarinos e cineastas convidados.

“A performance Humanos Máquinas é um trabalho bem original e criativo. É um trabalho bacana porque faz a fusão da dança, música e dança e busca mostrar, especificamente, como o corpo humano se comporta depois de chegar a um estado de exaustão física”, ressaltou a diretora cênica, Nika Barros.

Ela disse que costuma ser convidada para colaborar com o Artesanato Furioso, que é um coletivo dedicado à performance de música. A propósito, coordenado pelo professor Valério Fiel, de quem Vitor Çó é aluno, o grupo explora desde o limiar do silêncio até densas massas sonoras; ou então da escassez de recursos a espetáculos multimídia, além de tocar obras clássicas do repertório experimental, peças de compositores brasileiros contemporâneos e dos próprios membros do grupo. As informações são do Jornal A União.