Peça dirigida pelo jornalista João Costa se apresenta nesta sexta em JP

De autoria do teatrólogo e jornalista João Costa, o espetáculo intitulado ‘Último Assalto de um Casamento’ será apresentado pela Cia Fragmentos de Teatro nesta sexta-feira (12), a partir das 20h, no Espaço Mundo, dentro da programação que a entidade, localizada no Centro Histórico da cidade de João Pessoa, realiza para comemorar seus 10 anos de existência. A trama da montagem é sobre a autoafirmação da mulher, diante do preconceito social que enfrenta, aliado às humilhações que sofre dentro do lar, por parte do próprio marido.

“É praticamente um monólogo, embora duas atrizes apareçam no palco, sendo dirigido e escrito por um homem, mas dirigido ao público feminino”, disse João Costa, referindo-se à peça, que é sua mais recente produção, de 2014, e cuja inspiração surgiu por informações de sessões de psicanálise e pela observação de pessoas que costumava encontrar no cotidiano.

“O enredo é uma sessão de psicoterapia o tempo todo, onde uma mulher, a personagem central, Catarine (interpretada pela atriz Gisele Suminski), busca recuperar sua autoestima, pós-relacionamento com um marido típico de classe média, machão. E, do ponto de vista cênico, o palco é transformado em um ringue de boxe, no qual se alterna a sessão com a luta, que está nos últimos rounds, exatamente o décimo assalto, que é uma alusão ao tempo que durou o casamento”, esclareceu João Costa.

Durante a consulta, o autor e diretor do espetáculo contou que a paciente vai “colocando para fora” todas as frustrações vividas ao longo do matrimônio, o que inclui a obesidade da esposa, resultado do relaxamento nos cuidados pessoais a que se submeteu quando o casal começou a acumular bens materiais. “A personagem chega a confessar, em certo ponto, que o casamento se acaba no exato momento em que ficaram ricos. O tempo todo é pancadaria, pois ela fica batendo num boneco inflável para sua catarse, mas depois ela recupera tudo, inclusive a autoestima, e conhece um novo amor”, disse.

Saiba mais

Depois da encenação no Espaço Mundo, João Costa antecipou que o espetáculo ‘Último Assalto de um Casamento’ será apresentado na Sala Preta do Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA) do Campus da UFPB, na cidade de João Pessoa, no dia 22 deste mês. A propósito, o teatro foi à primeira área na qual ele começou a trabalhar. “Foi em 1977, no teatro universitário da UFPB, na capital”, lembrou ele, acrescentando que, depois, na mesma instituição, cursou Jornalismo e Educação Artística.

Em 1985, prosseguiu, ingressou no jornal Correio da Paraíba, em João Pessoa, a convite do jornalista Rubens Nóbrega, onde permaneceu até o ano 2000. Em seguida, como repórter do portal WSCom, terminou sendo um dos pioneiros no jornalismo na Web. Retornou em 2017 para o Sistema Correio, onde ocupa assento na bancada do programa radiofônico Correio Debate. Com informações do João A União.