Pé de Livro e Geladeiroteca fazem sucesso no Parque Parahyba e projeto mira expansão

Com os novos meios de consumo de conteúdo, a leitura vem sendo atividade desprezada nos últimos anos, principalmente entre as novas gerações. Mesmo assim, isso não impediu o Comitê do Parque Parahyba, localizado em João Pessoa, de incentivar o hábito através de novas abordagens. De maneira lúdica e inovadora, o Pé de Livro e a Geladeiroteca fazem sucesso na região do bairro do Bessa.

De acordo com Dema Macedo, um dos líderes do Comitê, o grupo teve a ideia do Pé de Livro para estimular, principalmente os mais jovens, a adquirirem o hábito da leitura. Ele e Maria dos Mares capitanearam a iniciativa.

“No Pé de Livro foi brotando livros paradidáticos. Há a proposta de atividades no local. Também espalhamos livros em sacolas para proteger das chuvas. Para ofertar mais livros, adotamos a geladeiroteca”, contou Dema.

A geladeiroteca é batizada, nada mais nada menos, do que com o nome do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, autor de obras como ‘O Auto da Compadecida’.

O novo ‘portal de conhecimento’ está implantado numa freezer, grafitada com o rosto de Ariano e intervenções coloridas no Parque Parahyba. “A freezer sempre é reabastecida com livros pelos próprios moradores anônimos”, destacou Dema. “Quem passa lá aprova o projeto”, completou.

Local não é de descarte

Apesar de toda beleza das intervenções do projeto, há ainda o que se lamentar. Dema relata que moradores usam o local como ponto de descarte de livros didáticos.

“Alertamos que seja abastecida por livros paradidáticos. Pessoal tem que entender que não é local para descarte. Mas diante da incompreensão de alguns, vamos buscar parcerias com o Sebo Cultural para fazer essa coleta dos livros didáticos”, afirmou.

O Parque é ecológico. Nada mais intuitivo do que cuidar do meio ambiente, portanto, fazendo o descarte correto do papel. “Vamos procurar o destino correto de quem está descartando livros”, salientou o líder do Comitê.

Lançamento e expansão

Para demonstrar toda sua pompa, a região que abriga o Pé de Livro e a Geladeiroteca vai ser palco de evento ainda este ano. “Ainda esse ano vamos fazer um lançamento de livro no Parque, no Pé do Livro”, adiantou Dema Macedo.

E não para por aí. As intervenções literárias têm pretensões de expansão. O Parque Parahyba II deverá receber o projeto em breve.

Para isso, novidades estão em curso. O projeto espera contar com parcerias junto a escolas do bairro.

Para doar

Quem quiser doar ou pegar um livro é só ir ao Parque Parahyba.

Quem quiser ler, basta chegar no Pé do Livro ou na Geladeiroteca, retirar o seu, fazer sua leitura e, claro, devolver para que outros usufruam da leitura.

Já se quiser doar, basta o morador levar seus livros e depositar na Geladeiroteca ou por no Pé do Livro.