PB tem 34 locais de votação para quem está fora do domicílio eleitoral

Amanhã, milhares de eleitores que estarão fora do seu domicílio eleitoral poderão votar, no entanto, somente terão direito aqueles que se cadastraram para votar em trânsito no período de 17 de julho a 23 de agosto deste ano. O voto em trânsito pode ocorrer no primeiro, no segundo ou nos dois turnos, nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores.

Para votar em trânsito, o eleitor se habilitou em um cartório eleitoral, indicando o local em que estará na data das eleições. Neste ano, quem estiver na unidade da federação de seu domicílio eleitoral poderá votar para presidente da República, governador, senador (dois), deputado federal, deputado estadual ou distrital.

Publicidade
ALPB

Os eleitores que estiverem fora da unidade da federação de seu domicílio eleitoral só podem votar em presidente. Na Paraíba, o TRE está disponibilizando 34 locais de votação para quem está fora do domicílio eleitoral, sendo 29 em João Pessoa e um em Campina Grande, Cabedelo, Alagoa Grande, Monteiro e Piancó. O voto em trânsito foi permitido a partir das eleições de 2010 nas capitais e somente para o cargo de presidente da República. Naquele ano, 80.419 eleitores se cadastraram para votar em trânsito no primeiro turno e 76.458, no segundo turno, em todo o país. Em 2014, além das capitais, foi possível votar em trânsito também nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Foram criadas 216 seções para voto em trânsito, em 91 municípios.

Naquele ano, 84.418 eleitores se cadastram para votar em trânsito no primeiro turno das eleições presidenciais e 79.513 se habilitaram para o segundo turno. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os estados mais procurados pelos eleitores que estavam fora de seu domicílio eleitoral.

O direito de votar em trânsito só pode ser exercido no território brasileiro. No entanto, os eleitores com título cadastrado no exterior que estiverem no Brasil poderão votar em trânsito na eleição para presidente. Os tribunais regionais eleitorais (TREs) vão divulgar em seus sites os locais onde haverá voto em trânsito. As seções eleitorais que receberão o voto em trânsito deverão ter entre 50 e 400 eleitores.

Se o número de eleitores não atingir o mínimo, caberá ao TRE agregar a seção eleitoral a outra mais próxima, “visando garantir o exercício do voto”. João Pessoa Escola Estadual Maria de Fátima Sousa (Mangabeira); Escola Municipal Frutuoso Barbosa (Ilha do Bispo); Academia de Comércio Epitácio Pessoa (Centro); Escola Municipal João XXIII (Bairro dos Novais); Inst. Educacional Nossa Senhora da Conceição (Valentina Figueiredo); Motiva Ambiental (Tambaú); Central de Alunos (UFPB); Via Medicina Colégio e Curso (Av. Epitácio Pessoa; Escola Estadual Milton Campos (Ernesto Geisel); Esc. Estadual Nicodemos Neves (Funcionários I); Esc. Mun. Zulmira de Novais (Zulmira de Novais); Faculdade Maurício de Nassau (Av. Epitácio Pessoa); Crei São Francisco (Bairro do Rangel); Esc. Mun. Cent. Presidente João Pessoa (Jardim Veneza); Esc. Mun. Cantalice Leite Magalhães (Bairro das Indústrias); Esc. Mun. Padre Bartolomeu de Gusmão (Cristo Redentor); Esc. Est. Daura Santiago Rangel (José Américo); Esc. Mun. Tharsilla Barbosa da Franca (Grotão); Esc. Mun. Anísio Teixeira (Esplanada I). E também, Esc. Est. José do Patrocínio (Funcionários II); Facene (Gramame); Col. Meta (Bessa); Esc. Mun. Duque de Caxias (Costa e Silva); Colégio João Machado (Jaguaribe); Esc. Mun. Olívio Ribeiro Campos (Bancários); Esc. Mun. Antônio dos Santos Coelho Neto (Penha); Esc. Est. Escritor Horácio de Almeida (Alto do Mateus); Esc. Est. Osvaldo Pessoa (Ernani Sátiro) e Esc. Mun. Antgenor Navarro (Gramame).

Outros municípios – Campina Grande – Colégio Alfredo Dantas (Centro); Cabedelo – Instituto Federal da Paraíba (Camboinha); Alagoa Grande – Esc. Mun. Da Comunidade Vila São João; Monteiro – Unidade de Saúde Familiar (USF – Sítio Santa Catarina) e Piancó – Unidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Centro).

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]