PB sobe para 3º em ranking nacional que avalia gestão fiscal dos estados

Levantamento feito pela STN do Governo Federal mostra que o Estado teve uma pontuação total de 221, atrás apenas de Pernambuco e de Santa Catarina

A Paraíba voltou a ser destaque no cenário nacional ao ficar em 3º lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal entre as 27 unidades da federação no ano de 2020, saindo da 15ª posição avaliada em 2019.

Conforme o levantamento, a Paraíba teve uma pontuação total de 221, atrás apenas dos estados de Pernambuco (226) e de Santa Catarina (225). O percentual de acertos da Paraíba ficou em 93,5%, enquanto o Pernambuco e o de Santa Catarina empataram com 94,7%.

“A Paraíba recebeu o terceiro lugar no Brasil, dentro do que chamamos de Ranking de Qualidade da Informação Contábil Fiscal, que é um ranking estabelecido para os estados que apresentam o melhor sistema de gestão. Em nossa frente estão apenas Pernambuco e Santa Catarina”, comemorou o governador João Azevêdo, durante programa de rádio, nesta segunda-feira (19).

Clique aqui e confira os dados completos do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.

“A Paraíba está em terceiro lugar mostrando como se faz gestão pública, é isso que queremos, é isso que estamos levando para o povo da Paraíba. Na semana passada, o estado recebeu o título de primeiro lugar em serviços digitais e hoje recebe mais um título que é o do Ranking de Qualidade da Informação Contábil Fiscal. Vamos celebrar, a Paraíba está no caminho certo”, acrescentou João.

PB sobe para 3º em ranking nacional que avalia gestão fiscal dos estados
Gráfico elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Governo Federal

O ranking, uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Governo Federal que reflete a qualidade da informação contábil e fiscal, tem o objetivo de avaliar a consistência da informação publicada pelos Estados/Municípios no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi) e estimular a melhoria da qualidade dessa informação aos diversos usuários e que também disponibiliza para acesso público.

Segundo a STN, a intenção do ranking é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação. Quanto menos inconsistências nos dados e no cruzamento de dados melhor é qualidade da informação contábil e fiscal. A Paraíba é dos um três melhores do Brasil nesse sentido.

Paraíba desponta em duas pontuações

A pontuação do ranking nacional é formada por quatro dimensões: Gestão da Informação; Informações Contábeis; Informações Fiscais; e o quarto é o de Informações Contábeis x Informações Fiscais.

Mesmo em terceiro lugar, a Paraíba obteve pontuação superior aos estados de Pernambuco e de Santa Catarina, que lideraram o ranking, em duas das quatro dimensões.

Na dimensão Gestão da Informação, a Paraíba obteve 57.1 de pontuação, enquanto Pernambuco (55.9) e Santa Catarina (53.9), o mesmo aconteceu também na dimensão Informações Contábeis com a Paraíba liderando com 55.7 de pontuação, enquanto Pernambuco (55.9) e Santa Catarina (53.9) tiveram pontuação abaixo.

No Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal de 2020, que analisa os dados de 2019, foram introduzidas várias inovações, como a criação de novas verificações mais complexas, a inclusão da Dimensão I e a introdução do Ranking Municipal.

As bases de dados foram extraídas no dia 03/06/2020 e considerou as declarações homologadas até o dia 02/06/2020. Já para os próximos anos, o ranking trará ainda mais inovações, como a inclusão da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) no rol de informações avaliadas, o cruzamento dos dados do Siconfi com outras bases de dados, a criação de notas para o desempenho dos entes.