PB é o 2º estado do NE e um dos 10 no país com menor taxa de homicídios, aponta levantamento

Levantamento do Monitor da Violência aponta a Paraíba como o 2° estado do Nordeste com menos mortes violentas no mês de agosto. Com 2 homicídios por cada 100 mil habitantes, o Estado ficou atrás apenas do Piauí (1,58 mortes por 100 mil habitantes), na região, durante o mês analisado.

O estado mais violento do Brasil no mês de agosto foi o Rio Grande do Norte, que faz divisa com a Paraíba pelo Norte, com 4,64 de mortes por 100 mil habitantes. Os outros dois estados que fazem fronteira com a Paraíba, Pernambuco e Ceará, também registraram números piores que a Paraíba: 3,01 e 3,88, respectivamente.

No Brasil, apesar de ter ficado acima da média, que foi de 1,65 homicídios por cada 100 mil habitantes, a Paraíba ficou no top 10 de estados menos violentos em agosto. Superaram, além do Piauí, Rio Grande do Sul (1,77); Mato Grosso do Sul (1,24); Minas Gerais (1,11); Roraima (1,04); Distrito Federal (0,94); Santa Catarina (0,78); e São Paulo (0,57).

Para ver o mapa completo, clique aqui.

Sobre

O Monitor da Violência é uma parceria do Portal G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número consolidado contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.