Parlamentar paraibano vai comandar sabatina com indicado de Dilma para o STF

Na condição de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador José Maranhão (PMDB) será o condutor da sabatina do advogado Luiz Edson Fachin, nome indicado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para substituir o ex-ministro Joaquim Barbosa na cadeira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina deverá ocorrer no próximo dia 29.

Apesar da expectativa que gira em torno da sabatina, o senador José Maranhão disse em entrevista ao G1 que ainda é “muito cedo” para falar sobre o assunto. Na opinião dele, antes, os senadores precisam se preparar para os questionamentos que serão dirigidos ao indicado da presidente da República.

Advogado e professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito do Paraná, Fachin, 57 anos, também é professor visitante do King’s College, na Inglaterra, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Depois da sabatina na CCJ, o nome do jurista ainda terá de ser submetido à votação no plenário principal do Senado. Só então ele poderá assumir a vaga aberta em julho do ano passado com a aposentadoria do ex-ministro Joaquim Barbosa.