Paris: vídeo mostra momento em que show é interrompido por tiroteio; assista

A casa de espetáculos Bataclan, em Paris, foi o local com o maior número de vítimas da ação terrorista da última sexta-feira (13), que deixou mais de 150 mortos e fez o governo francês declarar guerra ao grupo radical Estado Islâmico, que assumiu os ataques. Cerca de 1 mil pessoas acompanhavam a apresentação da banda de heavy metal Eagle of Death Metal.

Um dos fãs fez um vídeo, publicado pela BFM TV, que mostra a reação de integrantes da banda quando são ouvidos os primeiros tiros. Assista abaixo:

Um dedo cortado revelou a identidade do terrorista francês que detonou seu cinto de explosivos, depois de ter atirado sobre o público durante o show no Bataclan: ele era um delinquente comum do subúrbio de Paris, que acabou sucumbindo ao Islã radical.

De acordo com fontes policiais, seu nome era Omar Ismaïl Mostefaï. A série de ataques praticados simultaneamente em vários lugares de Paris na noite de sexta-feira deixou ao menos 129 mortos e 352 feridos, sendo que 99 em estado grave.

O grupo radical Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelos atentados. Em declaração oficial, o grupo disse que seus combatentes presos a cintos com explosivos e carregando metralhadoras realizaram os ataques em locais que foram cuidadosamente estudados.

“Oito irmãos com explosivos na cintura e fuzis fizeram vítimas em lugares escolhidos previamente e que foram escolhidos minuciosamente no coração de Paris, no Stade de France, na hora do jogo dos dois países França e Alemanha, que eram assistidos pelo imbecil François Hollande, o Bataclan onde estavam reunidos centenas de idólatras em uma festa de perversidade assim como outros alvos no 10º arrondissement, e isso tudo simultaneamente. Paris tremeu sob seus pés e as ruas se tornaram estreitas para eles. O resultado é de no mínimo 200 mortos e muitos mais feridos. A gloria e mérito pertencem a Alá”, diz o comunicado.