Parceria entre Semob e ciclistas estimulará o uso da bicicleta em atividades diárias

Com o objetivo de estimular a prática esportiva e melhorar a qualidade de vida da população, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em parceria com os grupos de ciclistas da Capital, irá colocar em prática o ‘Pedal de João Pessoa’. A primeira atividade do projeto ocorre no próximo dia 31, às 20h, com um passeio noturno com concentração no Busto de Tamandaré.

A expectativa inicial é de que a atividade possa ser promovida semanalmente, sendo que em cada novo passeio as rotas vão ser diferentes, passando por pontos turísticos da cidade e realizando paradas para apreciação dos lugares. Tudo isso irá ocorrer contando sempre com o apoio de agentes de mobilidade urbana e o suporte das equipes dos pedais.

Carlos Batinga, superintendente da Semob-JP, explicou que a ideia de realizar um passeio ciclístico semanal com apoio da Prefeitura de João Pessoa foi desenvolvida após várias reuniões com os grupos de pedais. “Nessas reuniões, tratamos de ações e dificuldades do cotidiano dos ciclistas com o objetivo de melhorar a segurança e chamar a atenção para uma modalidade que traz benefícios tanto ao meio ambiente como também para a qualidade de vida da população”.

Todos os dias, grupos de pedais se reúnem para realizar passeios pelas ruas da Capital. Com o ‘Pedal de João Pessoa’, a ideia é estimular e incentivar outras pessoas com a intenção de formar novos ciclistas para iniciar a prática de maneira apreciativa e, acima de tudo, segura.

Os organizadores do evento explicam que o ‘Pedal de João Pessoa’ vai acontecer em ritmo iniciante, ou seja, para pessoas que estão iniciando nesta modalidade esportiva. A finalidade também é que os novos ciclistas, após se sentirem mais seguros, sigam outros grupos com ritmos mais avançados, podendo chegar a um nível de competição.

Um dos organizadores do ‘Pedal de João Pessoa’, Artur Bezerra, afirmou que o passeio será mais uma atividade na cidade buscando a prática esportiva e a iniciação na modalidade. “Costumo dizer que a Semob-JP sempre atende nossas solicitações, apoiando bastante e se empenhando para que o passeio seja bem sucedido”, disse Arthur, que também é responsável pelo Pedal Planet Bike.

Ainda segundo Artur, estimular o ciclismo no período noturno e em grupo são formas de garantir a segurança dos atletas, já que após as 20h o fluxo de veículos é menor e todos andando em comboio passa a ser considerada uma condição de proteção para evitar acidentes e assaltos.

 Equipamentos – São necessários, para iniciar a prática do ciclismo, utilizar alguns itens de segurança, os chamados equipamentos de segurança individual, que são capacetes, luvas e refletores. Além disso, é preciso fazer revisão nos pneus e freios da bicicleta.