Parceria da PMJP com IBGE vai facilitar trabalho dos recenseadores nos residenciais

Trabalho nos residenciais construídos pelo Programa Habitacional do Município será iniciado pelo Residencial Vieira Diniz, no Bairro das Indústrias

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), vai apoiar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo Demográfico 2022 nos residenciais construídos pelo Programa Habitacional do Município. O trabalho será iniciado pelo Residencial Vieira Diniz, no Bairro das Indústrias.

Nesta quinta-feira (13), uma equipe do IBGE acompanhada por uma assistente social da Semhab, participou de uma reunião com as lideranças do Residencial, ocasião em que eles explicaram como vai ser o Censo, a importância da pesquisa e também acertaram como vai ser o acesso dos recenseadores no local para conversar com as famílias que vão responder ao questionário.

O Residencial Vieira Diniz foi construído pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal com um total de 992 apartamentos, divididos em quatro etapas, conta com uma população estimada em mais de quatro mil pessoas. O complexo habitacional é um dos maiores erguidos pelo Programa Habitacional da Prefeitura e a realização do Censo vai permitir que se tenha um perfil socioeconômico dessa população.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, reforçou que a Semhab já faz um trabalho social dentro dos Residenciais, que começa com a seleção das famílias para receberem uma moradia e depois a recepção e acomodação das pessoas no novo lar, um trabalho que acontece durante o período de um ano depois da entrega das unidades. “Nós que fazemos parte da gestão do prefeito Cícero Lucena nos sentimos honrados em colaborar com o IBGE nessa parceria, pois sabemos da importância do Censo para a realização de políticas públicas de interesse social num futuro próximo, por isso estamos colocando nossa equipe de trabalho técnico e social à disposição do Instituto para acompanhar o trabalho dos recenseadores facilitando o contato deles com as famílias”, comentou.

Ela destacou ainda que a coleta de dados será importante inclusive para a Prefeitura traçar políticas públicas na cidade. “Vamos ajudar os recenseadores do IBGE e em troca também vamos aprender com eles. O resultado disso vai ser uma assistência de melhor qualidade para as famílias atendidas pelo Programa Habitacional da Prefeitura e as informações colhidas pelo Censo vão reforçar nosso trabalho”.

O coordenador técnico do Censo Demográfico 2022 do IBGE na Paraíba, Gilberto Cavalcanti, destacou a importância desse apoio para o órgão federal. “A ajuda da Semhab vai ser muito importante, pois quando os nossos recenseadores chegarem o Residencial, os moradores já vão saber do que se trata e da importância de responder o questionário, que vai traçar um perfil exato dessas famílias, desde o número de integrantes, renda, escolaridade, idade (crianças, jovens, adultos e idosos), gênero, emprego, desemprego e outros itens que vão ser levantados”, explicou.

Ele disse que em algumas comunidades os recenseadores têm dificuldades de chegar até as famílias, principalmente no período da noite e nos finais de semana, quando as pessoas estão em casa. Gilberto adiantou que as visitas vão ser agendadas e os dias serão comunicados com antecedência, o que vai agilizar e facilitar o trabalho dos recenseadores.