Paraibanos obesos somam percentual maior de infecção pela Covid-19

Portadores de diabetes vem em seguida com 13,9%. Primeiro relatório da Continuar Cuidando visa conhecer o cenário da pandemia no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o primeiro relatório da Continuar Cuidando, pesquisa que visa conhecer o cenário epidemiológico da Covid-19 na Paraíba. Conforme informações contidas no levantamento, em relação as comorbidades, os obesos foram os mais infectados pelo vírus no Estado, com o percentual de 22,7%.

Os portadores de diabetes vem em seguida com 13,9% e as pessoas hipertensas são 10,6%.  A estimativa vem dos testes realizados nas pessoas entrevistadas, nos quais foi identificado o anticorpo IGG que indica a existência do coronavírus no organismo.

A pesquisa Continuar Cuidando da Paraíba é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba com o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba, intermediada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, cuja coleta de dados foi realizada pela Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica – Science. Já a aplicação dos testes (rápido e RT-PCR) foi realizada por profissionais de saúde da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.