Paraibano vice-campeão mundial de taekwondo é pego no doping e perde medalha

Apesar da punição, Netinho ainda tem chances de ir aos Jogos Olímpicos de Paris

Campeão por equipes nos Jogos Pan-Americanos, o paraibano Edival Pontes está suspenso do taekwondo por doping. Vice-campeão mundial no ano passado, Netinho, como é conhecido o atleta de 26 anos, vai ficar fora das competições até fevereiro. Assim, ele ainda tem chances de disputar as Olimpíadas de Paris.

A informação foi divulgada primeiro pela coluna ‘Olhar Olímpico’,  do UOL, e confirmada pela CNN. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o país mantém o ouro como equipe, mas a medalha de Netinho foi cassada.

”O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que o atleta Edival Pontes, o Netinho, recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-americanos há algumas semanas”, informou o COB, em nota.

A Federação Internacional de Taekwondo (World Taekwondo) não divulgou a substância proibida encontrada no exame de Netinho, apenas acrescentou um alerta de suspensão ao brasileiro no ranking olímpico. O atleta e a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd) aguardam mais informações sobre o caso para se pronunciarem.

Netinho foi vice-campeão mundial na categoria até 74kg, que não faz parte do programa das Olimpíadas. Ele tenta ir pela segunda vez aos Jogos na categoria até 68kg. Foi o oitavo colocado do ranking olímpico até 68kg – apenas os cinco melhores se classificaram sem precisar passar pelo pré-olímpico – e é o quarto do mundo na categoria até 74kg.

Neste ano, Netinho conquistou a prata no Grand Prix de Paris. Ele também ajudou a equipe masculina do Brasil a faturar o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

”O Brasil manteve o ouro como equipe em Santiago, mas Netinho teve a sua cassada. A suspensão ao atleta é válida até o final de fevereiro. Com isso, ele poderá seguir em busca da classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024”, informou o COB, em nota.

Para ir às Olimpíadas, porém, Netinho precisa conquistar uma vaga para o país na categoria até 68kg durante o Pré-Olímpico das Américas, em abril. O Brasil só pode levar dois atletas por gênero para a competição em Santo Domingo, na República Dominicana.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, Netinho desde cedo foi apontado como promessa do Taekwondo brasileiro e foi campeão das Olimpíadas da Juventude em 2014. Tem ainda no currículo o ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2019, dois ouros e uma prata em campeonatos Pan-Americanos, um ouro no Mundial Militar de 2019 e um ouro no Mundial Júnior de 2014.