Paraibano: Treze e São Paulo Crystal se enfrentam no Amigão nesta quinta

Treze e São Paulo Crystal medirão forças às 20h30 desta quinta-feira, no Estádio Amigão, em Campina Grande, em partida única, válida pela repescagem do Campeonato Paraibano. Alvinegros e tricolores fizeram campanhas bem parecidas na primeira fase do estadual, até chegar a esta condição, de lutar entre si por uma vaga nas semifinais, para enfrentar o Sousa, líder geral da competição.

Galo e Carcará compartilham muitas semelhanças dentro da competição. Além do equilíbrio dentro das quatro linhas, a paridade entre alvinegros e tricolores se reflete também nos números das equipes em vários aspectos ao longo de toda a edição 2021 do Campeonato Paraibano até o momento.

Sistemas defensivos equivalentes

O Campeonato Paraibano teve, até o momento, 62 gols marcados em 28 partidas e uma média de 2,21 tentos anotados por jogo. Além do Sousa, que possui — com margem — a melhor defesa do estadual, com apenas um gol sofrido, Botafogo-PB, com cinco, e Treze e São Paulo Crystal, com seis, fecham a lista dos melhores setores defensivos do certame ao fim das primeiras sete rodadas. A partida eliminatória desta quinta pode ser o tira-teima de qual equipe se sobressai no setor defensivo, já que de acordo com o regulamento, em caso de empate a vaga na próxima fase será definida nos pênaltis.

Montanha russa de rendimento

Após uma honrosa participação na Copa do Nordeste e com uma convincente goleada por 4 a 0 diante do Atlético de Cajazeiras, na estreia no Paraibano, o Treze aparentava, naquele momento, confirmar a posição de favorito ao título ao lado do Botafogo-PB. O problema, no entanto, se deu na inconstância apresentada pela equipe até então comandada por Marcelinho Paraíba, que não conseguia manter um padrão de jogo e alternou boas e más atuações durante toda a fase classificatória.

A situação acabou por, além de fazer com que a equipe não atingisse a meta estipulada de se classificar entre os dois primeiros colocados, dar um ponto final à Era Marcelinho após a derrota por 1 a 0 para o arquirrival Campinense, no Clássico dos Maiorais realizado na última rodada.

Situação semelhante viveu a equipe de Ramiro Souza. Após a maiúscula vitória por 2 a 1 contra o Campinense, também na primeira rodada, e o bom futebol apresentado logo na sequência, contra o Atlético de Cajazeiras, no Sertão, o time de Cruz do Espírito Santo se firmou no G-2 e especulou-se que poderia ser uma das surpresas da edição 2021 do Paraibano. Apesar da linearidade no futebol apresentado, o baixo aproveitamento das chances de gols criadas impactaram nos resultados ao fim das partidas e, consequentemente, em uma maior dificuldade em carimbar a sua classificação à segunda fase do estadual, que só aconteceu na última rodada, após o empate em 0 a 0 com a rebaixada Perilima.

Equilíbrio disciplinar

O equilíbrio entre Treze e São Paulo Crystal também se mostra presente no número de cartões (amarelos e vermelhos) tomados por cada equipe. Ao fim da sétima rodada do certame, o Alvinegro do São José acumulou um total de 27 cartões amarelos, o que representa uma média de 3,85 amarelos por partida. Já a equipe de Cruz do Espírito Santo teve um total de 25 advertências sofridas por seus atletas, uma média de 3,57 por jogo.

Apesar das constantes advertências aos alvinegros e tricolores, as duas equipes receberam apenas um cartão vermelho cada em toda a primeira fase da competição. Apenas o Sousa não teve ninguém expulso. Nacional de Patos, Perilima, Botafogo-PB e Campinense, por sua vez, possuem, cada um, dois jogadores expulsos até o momento, enquanto o Atlético de Cajazeiras é, de longe, o time mais indisciplinado do estadual, com sete expulsos em sete jogos.

Relembre o último confronto

Treze e São Paulo Crystal já se enfrentaram na atual temporada. No dia 28 de abril, em partida válida pela terceira rodada do estadual, as equipes empataram pelo placar de 0 a 0 no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Apesar de chances de gols criadas por ambos os lados, nenhuma das equipes conseguiu balançar as metas adversárias no terceiro compromisso oficial entre as equipes na história.

Expectativa dos treinadores:

TREZE – Tuca Guimarães:

— Minha ideia é simplificar, mas simplificar com atitude, conseguindo se impor dentro de campo, conseguindo encurtar os espaços. Quero uma equipe compactada, que busque propor o jogo. E que consigamos nos reencontrar com as vitórias. Precisamos ganhar, avançar para as semifinais, para as coisas começarem a melhorar e conseguir dar a tranquilidade que o grupo precisa.

Técnico Tuca Guimarães terá apenas dois dias de treinamento a frente do Galo da Borborema até a partida contra o São Paulo Crystal — Foto: Divulgação / Treze

Técnico Tuca Guimarães terá apenas dois dias de treinamento a frente do Galo da Borborema até a partida contra o São Paulo Crystal — Foto: Divulgação / Treze

SÃO PAULO CRYSTAL – Ramiro Souza

— Estamos nos fortalecendo a cada dia para subirmos de patamar. Temos que pensar no Treze, um adversário que é o atual campeão paraibano, que devemos respeitar, mas não temer. E por isso quero meu time marcando alto, buscando o gol, para conseguirmos seguir vivos na luta pelo título.

Ramiro Souza tem a missão de levar o São Paulo Crystal pela primeira vez a uma semifinal de Campeonato Paraibano — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

Ramiro Souza tem a missão de levar o São Paulo Crystal pela primeira vez a uma semifinal de Campeonato Paraibano — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

Números do Galo e do Carcará no Campeonato Paraibano de 2021

TREZE x SÃO PAULO CRYSTAL
Jogos:
 7 x 7
Vitórias: 2 x 1
Empates: 2 x 4
Derrotas: 3 x 2
Gols marcados: 7 x 4
Gols sofridos: 6 x 6
Cartões amarelos: 27 x 25
Cartões vermelhos: 1 x 1

Do Globo Esporte/PB.