Paraibano assume interinamente Ministério de Minas e Energia do Governo Lula

O Governo Federal designou o paraibano Maurício Renato de Souza para assumir interinamente o Ministério de Minas e Energia, no lugar do ministro Alexandre Silveira, até o próximo dia 29. Maurício assumiu o cargo de chefe de gabinete da pasta desde o último dia 8 de fevereiro.

Natural de João Pessoa, o paraibano tem 48 anos. Licenciado em história pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maurício tem título de estudos avançados pela Universidade de Salamanca na Espanha e é doutorando do programa “Passado e Presente dos Direitos Humanos”. Ainda de acordo com o currículo do paraibano, ele é recém-formado em direito, com aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Na vida pública, Souza atuou como chefe do cerimonial do governo da Paraíba no primeiro mandato de Ricardo Coutinho (PT), entre os anos de 2011 e 2014. Também foi chefe de gabinete da vice-presidência do senado durante o mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB) e Antônio Anastasia (PSD), entre os anos de 2017 e 2021.

Ainda atuou na presidência do Conselho de Saúde do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal (SIS) e no setor de relacionamento com os órgãos do Governo Federal e Assessoramento ao Diretor Jurídico da Presidência do Senado (Fev/2021 a Mar/2022). Também foi chefe de gabinete do Senador Alexandre Silveira (Mar/2022 a Dez/2022).