Paraibana Silvana Fernandes promete briga por medalha nas Paralimpíadas de Tóquio

O sonho de Silvana Fernandes de disputar uma Paralimpíada está muito perto de ser concretizado. A paraibana está classificada para os Jogos de Tóquio desde março do ano passado, e seu objetivo vem se desenhando de forma mais concreta após os dois bons resultados que ela obteve nos torneios de parataekwondo que antecedem a principal competição deste ano, marcada para agosto. E a atleta não pensa duas vezes na hora de apontar a sua meta: no Japão, ela vai em busca de medalha.

Silvana esteve em disputas oficiais no tatame em duas oportunidades no mês de junho. A primeira competição aconteceu no Parapan-Americano do México. Depois, a parataekwondista disputou o Open da modalidade, no Líbano. No lugar mais alto do pódio e com a medalha de ouro no peito, ela festejou mais dois resultados para lá de expressivos, que deram ainda mais confiança para que ela chegue bem às Paralimpíadas.

Em entrevista à repórter Felícia Arbex, no Globo Esporte Paraíba, a lutadora agradeceu todo apoio que vem recebendo dos seus conterrâneos da cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, e garante que a sua principal meta é fazer história na modalidade para o time brasileiro.

— Essa força que eles me dão é um diferencial que eu tenho nas competições. Se Deus quiser, eu vou fazer história sendo uma das primeiras medalhistas na modalidade, trazendo medalha para o taekwondo e para o Brasil. A gente vinha numa preparação bem forte. Estamos indo para brigar por medalha — garantiu.

Antes de ingressar no parataekwondo, Silvana era paratleta de lançamento de dardo. Como descobriu a tempo que a sua categoria, a F46, não lhe credenciaria à busca pelo sonho paralímpico, ela precisou repensar bastante e escolheu a modalidade em que atua hoje como trampolim para redescobrir o seu sonho. E deu muito certo.

Silvana se encontrou também no parataekwondo, vem construindo a sua história, quer muito mais do que já conquistou, mas não esquece de tudo que viveu nas pistas até se tornar, hoje, uma grande vencedora nos tatames.

— Eu sempre penso que o atletismo foi uma ponte para chegar ao taekwondo com a maturidade que tenho hoje. Tudo foi uma soma até as conquistas de hoje — disse.

Silvana Fernandes segue fazendo em Curitiba a sua preparação para os Jogos Paralímpicos, que começam no dia 24 de agosto. É da capital paranaense que ela seguirá viagem até o Japão, em busca do sonho maior que determinou para sua carreira.

Do Globo Esporte/PB.