Paraibana que fugiu da guerra da Ucrânia é entrevistada no Câmara Aberta

Silvana Pilipenko morava em Mariupol desde 1995, quando casou com um marinheiro ucraniano, mas precisou fugir devido à guerra

Silvana Pilipenko é paraibana, mas morava em Mariupol, na Ucrânia, desde 1995 quando casou com um marinheiro ucraniano. O casal e a sogra de Silvana fugiram da guerra iniciada pela Rússia graças à ajuda do filho, Gabriel, que contratou um mercenário para resgatar a família. É essa história e mais os perigos e privações que a guerra levou àquele país que Silvana vai contar em entrevista à jornalista Michelle Souza no Câmara Aberta da TV Câmara de João Pessoa que terá sua primeira exibição na noite desta terça-feira, 17, às 19h30.

Artesã, Silvana vai falar sobre as suas maiores dificuldades de estar numa outra realidade cultural mesmo tendo o marido ucraniano e também suas impressões a respeito dos primeiros momentos da guerra, bem como os dias em que perdeu o contato com familiares na Paraíba quando o sinal de internet parou de funcionar depois dos bombardeios.

Outro ponto crucial da entrevista é o relato de como se deu a fuga de uma Ucrânia devastada pela guerra e invadida por soldados russos.

Tudo isso poderá ser conferido no Câmara Aberta que será exibido na noite desta terça e que poderá ser conferido também em reprises durante a programação (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net), e no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp).