Paraíba terá R$ 8 milhões para aquisição de alimentos pelo PAA

A solicitação do Governo do Estado para a adesão da Paraíba ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar foi aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Serão disponibilizados mais de R$ 8 milhões até o final deste ano para aquisição de alimentos. Já nesta semana, o Banco do Brasil começou a emissão dos cartões que permitem o pagamento do alimento fornecido pelos agricultores.

Serão adquiridos produtos de 1.854 agricultores familiares assistidos pela Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa (GU), destinados a 347 entidades cadastradas, em 72 municípios paraibanos. Para agilizar, o pagamento agora será feito aos agricultores pelo MDS, por meio do BB.

A proposta de parceria foi analisada no MDS e no mês passado uma técnica do órgão visitou alguns municípios. A consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Aline Martins, visitou os municípios de Pitimbu, Conde e Baia da Traição, para manter contatos com os agricultores familiares fornecedores do PAA. Ela estava acompanhada de técnicos da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa (GU) e Ângelo Viana, da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

O presidente da GU, Nivaldo Magalhães, explicou que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap).

Destacou, também, que haverá uma maior ênfase para a participação dos indígenas, quilombolas, mulheres, povos e comunidades tradicionais negros e outras etnias, e lembrou ser importante que os municípios implantem o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), para promover a comercialização de produtos também de origem animal.