Paraíba tem primeira turma formada no Projovem Unidades Prisionais

    0

    Nos próximos dias 27 e 29 de abril, por meio da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Administração Penitenciária da Paraíba, o Governo do Estado realiza o evento “Realidade Social e Liberdade de Trabalho”. A programação contempla atividades pedagógicas com alunos das unidades prisionais de João Pessoa e a comemoração da primeira turma de formandos do Projovem Urbano realizado dentro das penitenciárias.

    No dia 27 de abril, acontece no Instituto Penal Desembargador Sílvio Porto e na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, às 14h30. No dia 29, o mesmo evento acontece na Penitenciária Feminina Maria Julia Maranhão, às 9h. Todas as unidades estão localizadas no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

    O Projovem Urbano é um projeto do Governo Federal realizado por meio de parcerias entre governos municipais e estaduais. No Governo da Paraíba, é realizado por meio da Coordenação Projovem na Paraíba, ligado à Secretaria de Estado da Educação. O programa atende jovens de 18 a 29 anos que não possuem ensino fundamental completo. A primeira turma envolvendo reeducandos teve início em novembro de 2013. A duração do curso é de 18 meses e a primeira turma será formada neste mês.

    O coordenador do Projovem Urbano da Paraíba, Francisco Eleutério, explica que a seleção para a formação da primeira turma foi feita pela diretoria dos presídios. Os participantes deveriam possuir documentação válida, saber ler e escrever, porém não possuir ensino fundamental completo. O programa oferece aos estudantes uma bolsa no valor de R$ 100,00. No caso dos apenados, a mesma é repassada aos familiares, por meio de procuração.

    Ainda segundo Eleutério, dentro do curso existe um módulo chamado Participação Cidadã, onde a turma elege um tema para melhor desenvolver ao longo do curso. A atual turma elegeu trabalhar com a coleta seletiva. Por isso, o evento contará com a participação de agentes da Emlur (Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana) e apresentação da Banda Baticumlata. Haverá ainda apresentação de teatro e exposição de trabalhos sobre a temática.

    O evento contará com a participação de servidores de ambas as secretarias, incluindo o major Lima, diretor da Penitenciária Silvio Porto; e Eliane Aquino, assistente pedagógica do Projovem Urbano. Já está em processo a preparação para novas turmas do programa, que deverá ter início no dia 1º de junho próximo.

    Comente

    Antares

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here