Paraíba sobe de posição e já é o estado mais competitivo do NE e o 9º do país; RC recebe prêmio

A Paraíba subiu um degrau no ranking de competitividade dos estados e já é o 9º melhor avaliado no quesito. Entre a região Nordeste, a liderança permanece com os paraibanos. A análise é do Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo ranking, julgando 66 indicadores, agrupados em 10 pilares. O prêmio é assinado ainda pelas consultorias The Economist e Tendências.

O governador Ricardo Coutinho (PSB), acompanhado dos secretários de Estado, Luís Tôrres, da Comunicação, Amanda Rodrigues, Finanças, e Livânia Farias, Administração, além da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), recebeu a premiação nesta manhã de sexta-feira (14), em São Paulo.

O maior destaque da Paraíba foi na área de infraestrutura, que era gerida pelo hoje candidato ao governo, João Azevêdo. O Estado saiu da 4ª posição no quesito para chegar à 2ª, ficando atrás apenas de São Paulo, sendo o que mais investe na área.

“A Paraíba subiu no Ranking Nacional de Competitividade! Já somos o nono estado mais competitivo do Brasil e continuamos como primeiro do Nordeste! Com destaque para a área da infraestrutura, que subiu da décima quarta posição para a segunda posição, sendo então o segundo estado brasileiro que mais investe na área”, destacou Luís Tôrres, ao comentar a premiação.

Quesito da infraestrutura

Confira o ranking geral:

No ranking geral da competitividade, São Paulo lidera, mantendo a posição desde 2017, seguido por Santa Catarina (2º), Distrito Federal (3º) e Paraná (4º).
Os demais estados estão nas seguintes posições: Rio Grande do Sul (5º), Minas Gerais (6º), Mato Grosso do Sul (7º), Espírito Santo (8º), Paraíba (9º), Goiás (10º), Mato Grosso (11º), Ceará (12º), Rio de Janeiro (13º), Rondônia (14º), Tocantins (15º), Alagoas (16º) Amazonas (17º), Roraima (18º), Rio Grande do Norte (19º), Pernambuco (20º), Piauí (21º), Bahia (22º), Pará (23º), Amapá (24º), Sergipe (25º), Maranhão (26º) e Acre (27º).