Paraíba registra segundo maior crescimento do varejo do país

Em cenário ainda de forte recessão econômica, a Paraíba voltou a se destacar nas vendas do varejo do país, segundo informou nesta terça-feira (13) a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. O volume de vendas do varejo paraibano reagiu em outubro com alta de 0,8%, o que representou a segunda melhor taxa do país. Além da Paraíba, apenas Roraima (5,1%) teve crescimento nas vendas em outubro frente ao ano passado. No Brasil, o comércio brasileiro teve um forte recuo de 8,2%.

Na comparação de setembro para outubro, as vendas do varejo paraibano também cresceram 1,4%, enquanto o país manteve queda de 0,8%. O país teve um agravamento na retração do varejo, chegando agora no acumulado de dez meses a queda de 6,7%.

A gerente de Serviços e Comércio do IBGE, Isabela Nunes Pereira, revelou que “a estabilidade no pagamento dos servidores públicos do Estado deve ter uma relação direta com o resultado do varejo”. Um terço das riquezas geradas na Paraíba vem da administração pública, o que mostra ainda uma forte participação e relação do setor público na economia do Estado.