Vinte e um hoteleiros de João Pessoa, Costa do Conde e uma agência de receptivo embarcaram para São Paulo e Minas Gerais neste final de semana para participar de oito workshops em quatro das maiores operadoras de turismo do Brasil, a partir desta segunda-feira (22) até o dia 1º de março. A estimativa é de que cerca de 700 agentes de viagens participem das ações que visam divulgar o potencial turístico da Paraíba, a infraestrutura da capital e da hotelaria.
Em São Paulo, os workshops acontecem nas cidades de Santo André, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campinas, sendo finalizados em Belo Horizonte nas operadoras MMT GapNet, Trend, Flytour e Visual. A ação da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB) conta com a parceria da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Federação do Comércio (Fecomércio-PB) e Prefeitura de Campina Grande (PMCG).
A escolha pelo Estado de São Paulo como polo centralizador do investimento dos hoteleiros, segundo o presidente da ABIH-PB, José Inácio Júnior, é estratégico, tendo em vista o mercado ser historicamente o maior emissor de turistas para a capital paraibana. “Sem dúvida, é um investimento que vale a pena, porque temos apurado resultados bastante positivos, com maior presença desses turistas na nossa rede hoteleira”, disse o empresário.
A afirmativa de Inácio Júnior é acompanhada pela presidente da PBTur, Ruth Avelino, e respaldados pelos dados estatísticos do Fluxo Global Estimado apurados pela estatal. Em janeiro deste ano, segundo os dados, houve um crescimento de 1,55% no número de turistas hospedados na rede hoteleira da capital, com 141.542 pessoas em relação ao mesmo período do ano passado. São Paulo foi o maior mercado emissor, com a participação de 19,82%, seguido de perto pelos pernambucanos, com 15,46%.
Ruth Avelino afirma que o mercado paulista sempre responde bem após as ações realizadas pela Paraíba naquele Estado, principalmente porque João Pessoa tem despertado bastante interesse nos últimos anos, com a intensificação dos processos de capacitação junto às operadoras de turismo, que são as empresas que oferecem, informam e vendem os destinos. “É um investimento fundamental para colocar a Paraíba nas prateleiras das agências de viagem não só de São Paulo, mas também nos mercados que têm demonstrado crescimento no número de turistas que nos visitam”, ressalta a executiva da PBTur.
Mais divulgação e vôos – Paralelo a ação da comitiva paraibana em São Paulo, Ruth Avelino e Inácio Júnior vão se reunir com os diretores da CVC, Cleyton Armelin; da Flytour, Michel Barkoczy; da Visual, Afonso Louro, além dos executivos da Gol Linhas Inteligentes, Fábio Mader, e da Azul, Marcelo Bento. Na pauta, formas de trabalhar melhor o Destino Paraíba para fortalecer o potencial turístico do Estado no mercado paulista, e negociar melhor malha aérea e preços das passagens mais acessíveis para a Paraíba.
Hotéis participantes – Tropical Tambaú; Cabo Branco Atlântico; Hotel Caiçara; Hardman Praia Hotel; Mussulo Resort; Ambassador Flat; Quality Sol Mar; Nobille in Royal; Hotel Littoral; Tambaú Flat; Littoral Express; Hotel Netuanah; Grupo Casa Branca; Nord Class Cabo Branco; Nord Class Tambaú; Nord Easy Green; Nord Easy Ondas; Nord Easy Suites; Nord Luxxor Tambaú; Nord Luxxor Tabatinga; Nord Luxxor Cabo Branco; e Luck Receptivo.