Publicidade
Tecnologia

Paraíba lidera ranking regional de patentes e fica em 7º lugar no país

Por mais um ano a Paraíba é destaque entre os estados com mais pedidos de patentes registrados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). De acordo com a instituição, os dados preliminares apurados durante todo o ano de 2018 colocam o estado na sétima colocação no ranking brasileiro, com 232 patentes oficializadas. São Paulo lidera, seguido por Minas Gerais e Paraná, respectivamente. Já na região Nordeste, ninguém supera os paraibanos. O segundo é Pernambuco, que liderava na última apuração e hoje aparece com 181 patentes. Bahia e Ceará seguem a lista, com 164 e 159, respectivamente.

- Continua depois da publicidade -

O crescimento paraibano nos últimos anos é notável. Em 2015, registrava-se no Estado apenas 53 pedidos de patentes. Isso representa, com os dados atuais, um crescimento de mais de 300%. É o maior do país. Para se ter uma ideia, a segunda unidade federativa que mais cresceu nesse aspecto foi o Ceará, com uma variação de pouco mais de 30%.

Os números são ainda maiores do que os alcançados na apuração anterior, de 2017. Na ocasião, a Paraíba já havia comemorado um crescimento considerável, entrando no Top-10 do País e chegando ao segundo lugar regional.

“Certamente esse resultado coroa uma mudança de patamar do estado da Paraíba e da nossa instituição. Nos últimos anos, conseguimos um crescimento significativo a nível nacional. Isso demonstra nosso potencial em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Mais do que números, temos o interesse de entregar à sociedade soluções para problemas reais enfrentados. E nosso desafio é ainda maior. Temos como meta estar entre os cinco estados do pais em registros de propriedade industrial”, contou o analista do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, Danyllo Albuquerque.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar